Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Jo 13,1-15): Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Foi durante a ceia. O diabo já tinha seduzido Judas Iscariotes para entregar Jesus. Sabendo que o Pai tinha posto tudo em suas mãos e que de junto de Deus saíra e para Deus voltava, Jesus levantou-se da ceia, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a à cintura. Derramou água numa bacia, pôs-se a lavar os pés dos discípulos e enxugava-os com a toalha que trazia à cintura. 

Chegou assim a Simão Pedro. Este disse: «Senhor, tu vais lavar-me os pés?». Jesus respondeu: «Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás». Pedro disse: «Tu não me lavarás os pés nunca!». Mas Jesus respondeu: «Se eu não te lavar, não terás parte comigo». Simão Pedro disse: «Senhor, então lava-me não só os pés, mas também as mãos e a cabeça». Jesus respondeu: «Quem tomou banho não precisa lavar senão os pés, pois está inteiramente limpo. Vós também estais limpos, mas não todos». Ele já sabia quem o iria entregar. Por isso disse: «Não estais todos limpos». 

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e voltou ao seu lugar. Disse aos discípulos: «Entendeis o que eu vos fiz? Vós me chamais de Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque sou. Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais assim como eu fiz para vós».

- Palavra da Salvação

A Missa na Ceia do Senhor abre o Triduo Pascal da Paixão Morte, Sepultura e Ressurreição do Senhor. Já fazparte do mistério da Paixão do Senhor. Celebra profeticamente o sacrifício da Cruz na certeza da ressurreição. Por isso, o Evangelho não trata expressamente do mistério da Eucaristia, mas do Testamento do Senhor, o Novo Mandamento, simbolizado pelo lava-pés. No centro da celebração desta noite está, portanto, o Novo Mandamento: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.". Pela Eucaristia os cristãos vivem o Novo Mandamento. A serviço da Eucaristia e do Novo Mandamento está o sacerdócio ministerial. Eucaristia e Novo Mandamento se completam: Eucaristia celebrada e Eucaristia vivida, uma vida em ação de graça.

Nenhum comentário: