Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 13 de janeiro de 2013

BATISMO DO SENHOR

(1) - No contexto do "Ano da fé", a proposta do próximo Domingo refletirá sobre o Batismo do Senhor, inspirando-se na fé. Será momento de refletir sobre o próprio Batismo e o compromisso pessoal da fé. Nós professamos um só Batismo para a remissão dos pecados, recita nosso Credo; o mesmo Credo no qual fomos batizados. 

(2) - O batismo é uma resposta pessoal a um projeto de vida feito por Deus, que se ilumina e se fundamenta na Bíblia, especialmente no Evangelho. Em linha de princípio, todo batizado é alguém que conhece o discipulado e o considera como um caminho diferente dos caminhos do mundo, para dar sentido à sua vida. 

(3) - Quando a Igreja batiza uma criança, sabe perfeitamente que aquele bebê não tem condições de optar pela fé. Por isso, a Igreja batiza crianças na fé dos pais e dos padrinhos, ou seja, na confiança que pais e padrinhos conduzirão a vida daquela criança nos caminhos da fé, encaminhando-a para a estrada do discipulado. 

(4) - O maior testemunho da fé de um batizado acontece quando ele se torna discípulo e discípula de Jesus. Se isso não acontecer, o Batismo não significa nada para esse cristão e cristã. Sem entrar no caminho do discipulado, a pessoa pode ter sido batizada, mas jamais assumiu algum compromisso com Deus e com Jesus Cristo. 

(5) - A 1ª leitura da celebração do Batismo do Senhor incentiva todos os batizados a gritar em alta voz o projeto divino. Não gritar com palavras para impor um pensamento, mas gritar com o testemunho existencial; mostrar que somos diferentes. Diferentes por ter assumido o Batismo e viver de acordo com sua inspiração. 

(6) - O testemunho da fé não pode ser feito superficialmente, com palavras vazias ou carregadas de moralismo ameaçador, por exemplo, mas com a mesma firmeza de João Batista. Todos vinham ouvir porque era seguro naquilo que dizia e no modo como dizia. Em outras palavras, falava e agia com a convicção da fé e com a certeza que o Espírito de Deus vivia nele. 

FONTE: www.liturgia.pro.br

Nenhum comentário: