Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 24 de junho de 2012

NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

Lc 1,57-66.80
"Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: João é o seu nome. E todos ficaram admirados." Lc1,63

As promessas de Deus feitas a Zacarias se realizam em meio à alegria, sinal de que os tempos do cumprimento chegaram. A origem do nome da criança indica o caráter excepcional de João e sua missão no novo tempo. O acordo entre a mãe e o pai num nome que não fosse da família aparece como divinamente inspirado. Assim, o nascimento de João Batista, hoje comemorado, tem um sentido sempre novo e atual. O nome João significa "aquele que anuncia". Ele se apresenta como testemunha fiel da luz que anuncia e se apresenta ao mundo. João vai à frente de Cristo e, com sua palavra e exemplo, apresenta as condições necessárias para se receber a salvação. João convida o povo a recolher Cristo como o sol que nos vem visitar. A vida é a missão de João têm profunda relação com a vida de todo aquele que busca a Deus. João Batista personifica todo ser humano: suas aspirações, sua missão, seus compromissos, a busca de um sentido para a própria vida. Portanto, festejar hoje o nascimento de João Batista significa aceitar a luz que ele revela - Cristo - e proclamar com a Palavra e a vida que a salvação já chegou para todos. Foi para desaparecer que o Espírito Santo santificou o Batista: esse é o seu carisma. Para melhor anunciar e preparar Jesus, nós o veremos sempre "desaparecendo", diminuindo. Essa é a sua grandeza. Ele é o "último sinal", ele representa daquilo que foi longamente esperado. Ele foi o maior dentre os profetas, porque apontou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Nenhum comentário: