Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 29 de agosto de 2010

22° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Na sociedade de hoje, a procura do PRIMEIRO LUGAR, no campo político, social, profissional e outras atividades, é muito comum. Isso cria muitas vezes um clima de concorrência e competição, de ódio e conflitos. O que vocês pensam a respeito disso?

As leituras bíblicas nos propõem um caminho diferente: o caminho da HUMILDADE e da GRATUIDADE...

A 1a Leitura fala da virtude da HUMILDADE, para ser agradável a Deus e aos homens, para ter êxito e ser feliz. (Eclo 3,19-21.30-31) SER HUMILDE significa assumir com simplicidade o nosso lugar, sem humilhar os outros com a nossa superioridade. Significa pôr os próprios dons a serviço de todos, com simplicidade e com amor. Aí está o segredo do êxito e da felicidade.

A 2ª Leitura afirma que a vida cristã exige de nós determinados valores e atitudes, entre os quais a humildade, a simplicidade, o amor. (Hb 12,18-19.22-24a)

No Evangelho, Jesus cria uma nova humanidade, fundamentada no espírito da humildade. (Lc 14, 1.7-14) Jesus é convidado a um banquete na casa de um fariseu e aceita. Mas fica profundamente impressionado com duas coisas, que observa: a corrida pelos primeiros lugares e o tipo de pessoas que foram convidadas. E conta duas pequenas PARÁBOLAS:

A 1ª é para os convidados que escolhiam os primeiros lugares: Aquele que ocupou o primeiro lugar teve de cedê-lo a um mais importante. Aquele que ocupou o último lugar foi convidado para um lugar melhor. E Jesus conclui: "Quem se exalta será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado".

A 2ª é para quem convidara: "Quando deres uma refeição, não convides os que poderão te retribuir. Pelo contrário, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Terás uma recompensa na ressurreição dos justos..."

Resumindo: Jesus propõe duas atitudes:

- Na escolha dos lugares: HUMILDADE

- Na escolha dos convidados: GRATUIDADE: Amor sem interesses.

Dia do Catequista: "Catequista, você é especial para Deus! Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo. Catequista, você é protagonista no processo de um NOVO JEITO DE FAZER CATEQUESE.

A todos os catequistas, o nosso reconhecimento e gratidão pelo belo e importante serviço que prestam à Igreja. São pessoas que aceitam o apelo de Jesus no evangelho de hoje: Não ocupar os primeiros lugares e, sim, servir os irmãos com simplicidade, humildade e gratuidade. "Que Deus lhes pague".

Rachel Malavolti

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

21° DOMINGO DO TEMPO COMUM

A Liturgia propõe hoje o tema da SALVAÇÃO. A Salvação é um dom, que Deus oferece a todos, mas a porta para entrar no Reino é estreita.

As leituras bíblicas aprofundam esse tema:

Na 1a Leitura, o Profeta fala de uma Comunidade Universal. Todas as nações são chamadas a integrar o Povo de Deus: "Eu virei para reunir os homens de todos os Povos;

eles virão e verão a minha glória". (Is 66,18-21) E acrescenta algo inaudito: "Escolherei estrangeiros devotos ao meu nome e os enviarei como missionários para anunciar a minha salvação".

A 2ª Leitura afirma que o homem encontra a Salvação em Deus e deve deixar-se guiar por ele, que, como Pai, corrige e repreende os que se desviam do bom caminho da Salvação para que alcancem a meta final, a herança reservada a seus filhos. (Hb 12,5-7.11-13)

No Evangelho, Jesus trata do mesmo tema. (Lc 13,22-30) Começa com uma pergunta dirigida a Jesus: "São muitos os que se salvam?" Os judeus estavam convencidos de que só povo de Israel se salvaria.

Jesus não responde à pergunta, dizendo o NÚMERO dos que se salvam. Prefere revelar o CAMINHO para a salvação. Fala que o banquete do "Reino" é para todos. No entanto, não há entradas garantidas, nem bilhetes reservados e estreita é a porta para entrar nele.

Complementa o pensamento com uma pequena PARÁBOLA: Um Senhor oferece um banquete. Todos podem tomar parte, porque é de graça. Todos procuram entrar. Alguns passam, outros não conseguem. A um certo ponto a porta se fecha. Quem está dentro? Os patriarcas... os profetas... e uma multidão incontável, vinda de todos os lados...

Quem está fora? Um grupo que conheceu o Senhor e pretende entrar de qualquer jeito, expondo os seus motivos: "Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças". E o Senhor não abre a porta e os manda embora. Não basta o privilégio de pertencer ao povo eleito.

A Salvação é oferecida para todos, independentemente de raça, de condição social, econômica ou religiosa. Deus oferece gratuitamente a Salvação, mas espera nossa resposta, o nosso compromisso com os valores do Evangelho. Basta acolher essa oferta, aderir a Jesus e entrar pela "porta estreita". Mas para muitos, a "porta estreita" não é muito popular. A felicidade se encontra no poder, no êxito, na exposição social, nos cinco minutos de fama que a televisão proporciona, no dinheiro.

Para passar pela PORTA ESTREITA, são necessárias duas coisas:

- Desfazer-se de muitas "gorduras", de tanta coisa desnecessária.

- Tornar-se pequeno, simples, humilde, servidor, como criança: "Quem não se fizer como criança não terá lugar no reino de Deus". Os de grande estatura e os gordos não passam.

Um alerta: Não haverá privilegiados, entradas garantidas, bilhetes reservados. O ser cristão não é um meio mágico de salvação; ela é o resultado do encontro entre o esforço humano e o dom de Deus. Para salvar-se, não basta entrar na Igreja uma vez pelo Batismo, mas querer entrar todos os dias pela "porta estreita" da fidelidade à mensagem de Cristo e do Evangelho.

São muitos os que se salvam?

Jesus não respondeu diretamente à pergunta quanto ao Número, fala dos Destinatários da salvação e o Caminho para consegui-la":A "porta estreita" do despojamento e da humildade...

Se olharmos apenas as exigências de entrar pela "porta estreita", poderíamos ficar preocupados. Mas sabemos que Deus é mais bondade e misericórdia, do que justiça. Cristo nos garante: "Eu sou a porta, quem entrar por mim, será salvo..." (Jo 10,9)

E Paulo nos garante uma verdade muito consoladora: "É vontade de Deus que todos os homens se salvem, e todos cheguem ao conhecimento da verdade..." (1Tm 2,4) A porta é estreita, mas está aberta...

Dia do Leigo

Saudamos nesse dia a todos os LEIGOS que escolheram servir à Comunidade.

Rachel Malavolti

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Não desista nunca, Deus está contigo

"Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias...

A vida é feita assim, às vezes nos deparamos com situações que nos afligem, nos fazem sentir medo e até mesmo chorar, mas saiba que a cada momento da vida, cada lágrima caída, cada sorriso dado, está tudo anotado no diário de Deus.

E pode ter certeza que nem um segundo Ele esqueceu de anotar, anotou suas lutas, seus choros, mas com um detalhe, Ele não esqueceu de anotar o dia de sua vitória!

Não desista de teus projetos e sonhos porque antes mesmo deles serem projetados por você, já foi projetado e anotado por DEUS!"


Evangelize!!!!!

www.padremarcelorossi.com.br

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


Celebramos no domingo dia 15 de agosto a ASSUNÇÃO de Nossa Senhora. Foi oficialmente declarada como Verdade de fé, pelo papa Pio XII em 1950, mas o fato já era aceito pela Igreja desde o início. É um dos quatro dogmas marianos. Lembramos que Maria, quando "adormeceu" no Senhor, foi elevada ao céu em corpo e alma. Seu corpo não sofreu a corrupção, conseqüência do pecado original, que ela não teve.


As Leituras nos ajudam a aprofundar o sentido da festa de hoje:

A 1ª Leitura nos fala de um grande SINAL (Ap 11,19a;12,1-6a.10a) Uma mulher apareceu no céu vestida de sol e coroada de 12 estrelas. Apesar de perseguida pelo dragão, vitoriosa dá à luz um Filho. Esse sinal representa a Igreja: Maria é imagem da Igreja (novo Israel). Como Maria, a Igreja gera na dor um mundo novo. E como Maria, participa na vitória de Cristo sobre o Mal.


Na 2ª Leitura, Paulo fala da participação no mistério da Ressurreição: primeiro Cristo e depois os que são de Cristo... (1 Cor 15,20-27) A Mãe de Deus tem lugar privilegiado no grande movimento da Ressurreição. Maria Nova Eva: Novo Adão, Jesus faz da Virgem Maria uma nova Eva, sinal de Esperança para todos os homens.


No Evangelho, Isabel proclama Maria bem-aventurada. (Lc 1,39-56) Pela Visitação, na Judéia, Maria levava Jesus pelos caminhos da terra. Pela Dormição e pela Assunção, é Jesus que leva a sua mãe pelos caminhos celestes, para o templo eterno, para uma Visitação definitiva.


O texto apresenta uma CATEQUESE:

"Entrou na casa de Zacarias e SAUDOU Isabel. Ouvida a SAUDAÇÃO, Isabel exultou de alegria" A saudação usada é "Shallon", que significa Paz. Para os judeus é o resumo dos bens prometidos por Deus ao seu Povo. Nos lábios de Maria, significa: o Messias esperado já chegou. Maria leva com Jesus a Paz, a Alegria.


Rachel Malavolti

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As caixas de Deus

Tenho em minhas mãos duas caixas que Deus me deu para guardar.

Ele disse:

- "Coloque todas as suas tristezas na preta e todas as suas alegrias na dourada".

Eu atendi Suas Palavras e nas duas caixas tanto minhas alegrias quanto minhas tristezas guardei.

Mas, embora a dourada ficasse cada dia mais pesada, a preta era tão leve quanto antes.

Curioso, abri a preta.

Eu queria descobrir porque, e vi na base da caixa, um buraco pelo qual minhas tristezas saíam.

Mostrei o buraco a Deus, e pensei alto: "Gostaria de saber onde minhas tristezas podem estar".

Ele sorriu gentilmente para mim.

- "Meu filho, elas estão aqui comigo".

Perguntei:

- "Deus, por que dar-me as caixas, por que a dourada e a preta com o buraco"?

- "Meu filho, a dourada é para você contar suas bênçãos, a preta é para você deixar ir embora suas tristezas".


Evangelize!!!!!!

http://www.padremarcelorossi.com.br/

domingo, 8 de agosto de 2010

19° DOMINGO DO TEMPO COMUM


Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar pelo desânimo. A Palavra de Deus nos anima: "Não tenhais MEDO..." A fidelidade de Deus no PASSADO é garantia de sua presença no PRESENTE.


Na 1ª leitura, encontramos a experiência de ISRAEL, que gostava recordar a presença amorosa e libertadora de Deus no passado, para mostrar que era possível superar as dificuldades presentes. (Sb 18,6-9) Rever o passado encoraja a comunidade a não parar, a olhar para frente, a ter esperança no futuro. Só a fidelidade aos caminhos de Deus gera vida e libertação.


Na 2ª Leitura, São Paulo fala a experiência de ABRAÃO. (Hb 11,1-2.8-19) Um exemplo de fé no PASSADO, para a Comunidade continuar firme, apesar das dificuldades do PRESENTE.

- Pela fé, obedece a Deus, deixa a pátria e parte para o desconhecido.

- Pela fé, acredita ter um filho, apesar da idade avançada.

- Pela fé, aceita a ordem divina de sacrificar Isaac.

- pela fé, caminhou pela vida como peregrino, sem desanimar, de olhos postos na pátria definitiva.

As dificuldades continuam ainda hoje, no mundo, na pátria, nas famílias e nas comunidades. São momentos em que não devemos desanimar. Uma luz sempre se acende, diante de quem tem fé e esperança.


No Evangelho, temos a Experiência dos APÓSTOLOS. (Lc 12,32-48) O texto continua o "caminho de Jerusalém". Os apóstolos estavam com medo eram poucos e fracos, num mundo hostil. Jesus lhes garante: "Não temais, pequeno Rebanho, porque é do agrado do Pai dar a vós o Reino". E os convida a uma VIGILÂNCIA permanente (na "noite"): "Vigiai... o Senhor pode chegar quando menos esperamos." Exemplifica essa verdade com 3 PARÁBOLAS:

. Os Servos que esperam o Senhor voltar do casamento

. O Ladrão que chega de surpresa

. O Administrador fiel.


E conclui, respondendo à pergunta de Pedro: "Quem deve vigiar?". TODOS: sobretudo os Animadores da Comunidade cristã, que devem permanecer fiéis às suas tarefas de animação e de serviço. A Comunidade cristã é pequena e frágil. Por isso, os cristãos devem viver em permanente vigilância dando primazia aos valores do Reino e aguardar a chegada do Senhor.


O Que nos diz esse evangelho, no dia dos pais?

Talvez também vocês, PAIS, estão preocupados com o mundo, que os seus filhos estão enfrentando. Jesus lhes garante: "Não tenhais medo... tende uma fé vigilante..." FÉ em DEUS e nos FILHOS mesmo nas falhas e limitações. VIGILANTE: Sendo uma presença certa na hora exata.

Ser Pai não significa apenas gerar a vida, mas acompanhar, vigiar, amparar, proteger a vida gerada. É dividir com Deus a missão de criar, de gerar, pois o Pai criador gerou a vida no mundo e quis compartilhar essa tarefa com vocês.

Nesse domingo, iniciamos no Brasil a Semana Nacional da Família com o lema: "Família, formadora de valores humanos e cristãos".


Rachel Malavolti

sábado, 7 de agosto de 2010

Calendário Especial

Hoje vou apagar do meu calendário especial dois dias: O ontem e o amanhã!

Ontem foi para aprender!

Amanhã será uma conseqüência do que posso fazer hoje.

Hoje enfrentarei a vida com a convicção de que este dia nunca mais retornará.

Hoje é a última oportunidade que tenho de viver intensamente.

Já que ninguém me assegura que amanhã verei o amanhecer.

Hoje terei coragem para não deixar passar as oportunidades que se apresentam, que são as minhas chances de triunfar!

Hoje aplicarei a minha riqueza mais apreciada: O meu tempo!

Meu trabalho mais transcendental: A minha vida!

Passarei cada minuto apaixonadamente para transformar este dia num único e no melhor dia da minha vida!

Hoje vencerei cada obstáculo que surgir no meu caminho acreditando que vencerei!

Hoje resistirei ao pessimismo e conquistarei o mundo com um sorriso com uma atitude positiva esperando sempre o melhor!

Hoje farei de cada humilde tarefa uma sublime expressão!

Hoje terei meus pés sobre a terra compreendendo a realidade!

E as estrelas cintilarão para inaugurar o meu futuro.

Hoje usarei o tempo para ser feliz!

Deixarei as minhas pegadas e a minha presença nos corações queridos!

Venha viver comigo uma nova estação onde sonharemos que tudo o que nos propomos pode ser possível!

E ousaremos brindar a próxima manhã...

Com a certeza de um dia melhor!!!

www.padremarcelorossi.com.br

Lições Da Vida

A pessoa que vive com afeição, aprende a AMAR.

A pessoa que vive com estimulo, aprende a CONFIAR.

A pessoa que vive com a verdade, aprende a SER JUSTO.

A pessoa que vive com elogio, aprende a DAR VALOR.

A pessoa que vive com generosidade, aprende a REPARTIR.

A pessoa que vive com saber, aprende a CONHECER.

A pessoa que vive com felicidade, conhecerá o AMOR e a BELEZA.

A pessoa que leva outros a Jesus e está no Colo de Jesus, aprende a Evangelizar!!!

www.padremarcelorossi.com.br

domingo, 1 de agosto de 2010

18° DOMINGO DO TEMPO COMUM


Todos nós desejamos segurança, felicidade. Mas onde a podemos encontrar? Muitos a procuram nas COISAS, nos bens terrenose, para isso, se dedicam febrilmente empreendimentos grandiosos e lucrativos. Às vezes basta a simples visita de um ladrão, um fracasso nos negócios, o desemprego, uma doença e lá se vai o que acumularam.

Outros buscam segurança e felicidade nas PESSOAS, e quantas vezes acabam depois profundamente decepcionados. Percebem que, o que este mundo oferece, não é suficiente para estancar a sede de felicidade. Só Deus pode nos tornar plenamente felizes.


As Leituras bíblicas aprofundam essa Verdade:

A 1a Leitura lembra a situação insuportável do povo de Deus pela ganância dos poderosos de então. Isso levou o autor sagrado a afirmar: "Vaidade das vaidades, tudo é vaidade". (Ecle 1,2; 2,21-23) Essa afirmação é atribuída a Salomão que, apesar de ser um rei sumamente sábio, rico e poderoso, lembrava que as coisas terrenas são passageiras, uma "bolha" de sabão e convidava ao desapego delas.


Na 2a Leitura, São Paulo nos exorta a mesma coisa: "Se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto...e não as da terra... " (Cl 3, 1-5.9-11)


No Evangelho, Cristo denuncia a cobiça e a preocupação exagerada pelos bens terrenos... (Lc 12,13-21) Um desconhecido pede a Jesus para resolver um problema de herança. Jesus se recusa, porque é difícil fazer justiça quando existe cobiça. E adverte: "Tomai cuidado contra todo tipo de GANÂNCIA a vida de um homem não consiste na abundância de bens..." Para ilustrar essa verdade, conta a Parábola do RICO INSENSATO, que construiu grandes celeiros para armazenar a colheita abundante, pensando assim ter segurança para viver tranqüilamente. Pura ilusão: Naquela mesma noite veio a morrer e se apresentou de mãos vazias diante de Deus. E Jesus conclui: "Assim acontece com quem guarda tesouros para si e não é rico diante de Deus."

O pecado foi "acumular apenas para si". Não agradeceu a Deus, nem partilhou com os irmãos. A ganância pelos bens terrenos é a causa de muitos males. Quantas brigas e divisões em família... na divisão da herança! Quantas lutas para vencer o concorrente... e ter mais! Quantas fraudes, injustiças e corrupção no desejo insaciável de bens! Quantas discriminações: porque as pessoas valem pelo que têm! Esta parábola não se destina apenas àqueles que têm muitos bens; mas destina-se a todos aqueles que (tendo muito ou pouco) vivem obcecados com os bens, orientam a sua vida no sentido do "ter" e fazem dos bens materiais os deuses, que condicionam a sua vida e o seu agir.

O único fundamento seguro de nossa existência é Deus. E, nele, o próprio dinheiro adquire outro sentido: Não será mais instrumento de SEPARAÇÃO entre os homens, mas sim de COMUNHÃO, um sinal de amor.

Estamos celebrando o mês vocacional. A Vocação é um dom gratuito, um chamado, um convite, uma proposta de Deus, que se apresenta à nossa liberdade e nos pede uma tomada de decisão. Esse chamado é um grande mistério de amor entre nós e Deus, que conhece bem o coração de cada um. Nesse domingo, queremos lembrar de modo especial a Vocação Sacerdotal. Aos nossos Padres, a nossa gratidão e a nossa prece!

Rachel Malavolti