Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 27 de junho de 2010

13° DOMINGO DO TEMPO COMUM


Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos.


Na 1ª Leitura, encontramos o Chamado de Eliseu: (RS 19,16b.19-21) O Profeta Elias, já idoso e cansado, recebeu a ordem de Deus de consagrar profeta um rico agricultor chamado Eliseu. Desceu o monte e o encontrou lavrando a terra. Passando junto dele, lançou-lhe às costas o manto. Este gesto indicava a missão profética com que Elias investia Eliseu. A resposta foi pronta e generosa. Foi em casa, sacrificou a junta de bois, que utilizava na antiga profissão. "Cortou todas as amarras" para dar-se radicalmente ao projeto de Deus. Eliseu é um homem normal, com uma vida normal a quem Deus chama, indo ao seu encontro na normalidade do trabalho diário,para lhe apresentar o seu desafio. Esse chamado de Deus chega até Eliseu através de Elias.


A 2ª Leitura afirma que o seguimento de Jesus é uma escolha LIVRE. Seguir Cristo é nascer para a vida nova da Liberdade. (Gl 5,1.13-18)


O Evangelho encerra a etapa da missão de Jesus na Galileia e inicia a "Caminhada" para Jerusalém. (Lc 9,51-62) É um itinerário espiritual, ao longo do qual Jesus vai mostrando aos discípulos os valores do Reino. Esse percurso converge para a cruz. E os discípulos são exortados a seguir o mesmo caminho. O texto apresenta a recusa dos samaritanos em acolher Jesus e três candidatos a DISCÍPULOS.


1º Chamado: Um desconhecido se oferece para segui-lo. A Resposta de Jesus foi desanimadora. Não deve sonhar uma vida folgada. Não terá o conforto de uma morada. O Discípulo deve despojar-se totalmente das preocupações materiais.


2º Chamado: Um desconhecido é convidado por Jesus a segui-lo. Ele aceita, mas pede para enterrar primeiro os pais. Jesus: "Deixa que os mortos enterrem os seus mortos mas tu, vai anunciar o Reino de Deus." O Discípulo deve desapegar-se até dos deveres e obrigações, que impedem uma resposta imediata e radical ao reino.


3º Chamado: Um terceiro se apresenta a Jesus. E Jesus: "Segue-me". Ele: "Eu te seguirei (no futuro...), mas..." Jesus: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o reino de Deus." O Discípulo deve ser LIVRE, sabendo se desapegar de tudo, até da família, para fazer do Reino a sua prioridade fundamental. Os três aceitaram o convite, mas a decisão foi parcial.


Cristo exige de seus seguidores três qualidades:

- Disponibilidade pronta e total;

- Desprendimento: renunciar seguranças humanas;

- Perseverança: Não voltar atrás;


Deus ainda hoje continua chamando, propondo aos seus seguidores o "caminho" de Jerusalém. É um caminho exigente, que implica a renúncia a nós mesmos, aos nossos interesses, ao nosso orgulho, e um compromisso com a cruz, com a entrega da vida, com o amor até às últimas conseqüências. Dentro da comunidade, podemos ser chamados a um SERVIÇO, não será Elias, nem Jesus Cristo a nos chamar. Deus poderá se servir de um fato, de uma necessidade, do convite de uma pessoa. (Para um Retiro... para um Movimento... para uma Pastoral...) Qual é a nossa resposta aos convites, aos chamados de Deus? Será que ele pode contar de fato com cada um de nós?


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: