Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 20 de junho de 2010

12° DOMINGO DO TEMPO COMUM


Estamos reunidos em oração, porque somos cristãos, isto é, SEGUIDORES de Jesus Cristo. Mas quem é Cristo para você? A Liturgia de hoje nos propõe a descobrir em Jesus o Messias de Deus e nos convida a nos identificar com ele, fazendo de nossa vida um dom generoso aos irmãos.


A 1ª Leitura apresenta um homem justo e inocente "transpassado", que desperta uma atitude de conversão e volta a Deus. A morte de um justo é fonte de vida. João identificou esse misterioso personagem com Jesus. (Zc 12,10-11;13,1)?


A 2ª Leitura afirma que, pelo Batismo, fomos "REVESTIDOS de Cristo". Por isso, devemos renunciar à vida velha do egoísmo e do pecado, para viver a vida nova da entrega a Deus e do amor aos irmãos. (Gl 3,26-29)


O Evangelho mostra o caminho do verdadeiro Messias e de quem quiser segui-lo. (Lc 9,18-24) No final de sua atividade na Galiléia, Jesus, depois de ter ORADO, provoca os Apóstolos a dizer o que pensam dele, de sua identidade e Missão. Os DISCÍPULOS deviam ter compreendido algo mais, pois foram testemunhas de seus milagres e destinatários privilegiados de sua doutrina. Jesus reafirma que o Caminho do Discípulo é o mesmo: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia, e siga-me". Ele irá à frente para dar o exemplo: Será o primeiro a levar a cruz. Quem quiser ser seu discípulo, há de imitá-lo. E conclui: "Aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem a perder, por minha causa, esse se salvará".


Isso implica TRÊS COISAS:

- "Renuncie a si mesmo..." Libertar-se de toda ambição pessoal. Libertar-se de todas as seguranças em que se apoia o próprio eu, para estar disponível a seguir a Jesus.

- "Tome sua cruz cada dia" Libertar-se continuamente do apego à vida e estar pronto a morrer nos compromissos diários do cristão. A Cruz é Sinal do cristão. Está presente em toda parte, com muitos nomes.

- "E Siga-me..." Só quem se libertou do eu e do apego à vida, pode seguir Jesus até o fim, abandonando-se a Deus em favor dos homens.


Seguir Jesus não é apenas reconhecê-lo como Messias acreditar apenas num pacote de verdades aprendidas na catequese é segui-lo no caminho do amor, da verdade e da justiça. Ainda Hoje, muitos o reconhecem como um grande Mestre que pregou o amor, a fraternidade, a paz, a justiça; o admiram pela atenção dada aos pobres e excluídos; o apreciam pela sua coragem, pela sua coerência, pela sua nobreza de espírito, pela sua fortaleza diante da morte. Seguir, imitar, viver a vida da graça, em fim, permanecer em Deus é o objetivo da nossa vida cristã. E para Você, quem Jesus? Uma resposta sincera, livre, real pode alterar o significado de todo o nosso relacionamento, com Deus e com o mundo.


É preciso olhar Cristo para reconhecer o mistério da vida. Jesus mostra com sua vida o acesso à verdade, a Deus. A profissão de fé de Pedro coincide com as aspirações mais profundas do ser humano.


A certeza de sua morte na cruz é o caminho para conhecê-lo e segui-lo. O homem moderno, familiarizado com o comodismo e os fascínios de uma vida fácil, precisa redescobrir o significado e a necessidade da cruz como processo de libertação de tudo aquilo que impede o homem de encontrar a Deus.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: