Celebramos hoje a festa da Ascensão do Senhor.Os últimos momentos de Jesus junto aos apóstolos a volta de Cristo ao Pai.
As leituras bíblicas descrevem o fato. Não devemos nos deter nos detalhes diferentes e até contraditórios. Intenção não era informar o lugar, a forma e o tempo da Ascensão, mas responder à expectativa da comunidade cristã primitiva, que esperava ansiosamente a segunda vinda de Cristo. O importante não será saber "quando", mas cumprir hoje a MISSÃO.
A 1ª Leitura sublinha a Vinda do Espírito Santo e o Testemunho dos discípulos "até os confins do mundo". (At 1,1-11)
A ASCENSÃO É: Um convite para seguir o caminho de Jesus, olhando para o futuro e entregando-nos à realização do projeto de salvação e libertação, que Ele veio apresentar e passou para as mãos da Igreja, animada pelo Espírito Santo.
A 2ª Leitura anuncia o sentido profundo e atual que tem a ASCENSÃO do Senhor para a Igreja e para cada cristão. (Ef 1,17-23)
O Evangelho de Lucas termina com o episódio da ASCENSÃO. (Lc 24,46-53) Na despedida, Jesus define a MISSÃO dos discípulos no mundo. Ao contrário dos "Atos", Ressurreição, Aparições e Ascensão são colocados, aqui, em Betânia, no mesmo dia da Páscoa, o que parece mais correto do ponto de vista teológico: Ressurreição e Ascensão são apenas formas humanas de falar da passagem da morte à vida definitiva junto de Deus.
A ASCENSÃO: É o TÉRMINO da missão terrena de JESUS, embora continue sua atuação mediante o Espírito Santo.
- É o INÍCIO da missão da IGREJA: Ela deve continuar o que Ele começou.
- Fortalece nossa ESPERANÇA. Nós saímos de Deus para um dia voltarmos a ele. É a fascinante vocação do homem, elevar-se, emigrar para um mundo novo. É um movimento para o alto, um impulso para o infinito uma procura da vida que não tem fim. E Jesus, que se eleva, nos convida para esta aventura maravilhosa. "Subiu não para se afastar da nossa humildade, mas para nos dar a esperança de que um dia iremos ao seu encontro, onde ele nos precedeu".
- A Ascensão de Jesus é o preparo da nossa Ascensão: "Vou preparar um lugar para vocês...", disse Jesus aos Apóstolos. Jesus preparou esse lugar, voltando para o Pai. Compete agora a nós conquistar esse lugar. E nós enquanto aguardamos a nossa Ascensão, não podemos ficar de braços cruzados, apenas olhando para o céu. Pelo contrário, devemos cumprir a ordem deixada por Cristo: "Vocês serão as minhas testemunhas..."
Qual o caminho ?
Não nos apegando às coisas da terra Nossa Pátria definitiva não é a terra é o céu.
Sendo "testemunhas" de Cristo pregando o evangelho e administrando os sacramentos...
Esperando a vinda do Espírito Santo pela Oração. "Permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto". Assim a Vida da Igreja não começa com a AÇÃO, mas com a ORAÇÃO, junto com Maria, a Mãe de Jesus.
Rezando pela Unidade das Igrejas cristãs É tradição nessa semana, várias Igrejas cristãs rezarem pela unidade pedindo ajuda do E. S., nesse esforço de diálogo e compreensão recíproca.
Prezados irmãos, a festa de hoje nos fortalece a esperança pelo destino que nos aguarda, mas também nos lembra que a nossa missão hoje é continuar o projeto de Jesus.
Será que não poderíamos também ser advertidos pelos anjos de Deus: "Por que ficais aí parados, de braços cruzados, olhando para o céu ?" Não é o momento de olhar ao nosso redor e... iniciar a Missão?
Rachel Malavolti
Nenhum comentário:
Postar um comentário