Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

1º DOMINGO DA QUARESMA

Mc 1,12-15
O Evangelho resume as palavras inaugurais do ministério do Jesus, proclamando a graça do reino e chamando os homens à conversão.
O episódio das tentações de Jesus no Deserto, mais do que uma narrativa histórica, trata-se de uma Catequese.
"O deserto", para os judeus, é o lugar privilegiado do encontro com Deus. Foi no deserto que o povo experimentou o amor e a solicitude de Deus e foi no deserto que Deus propôs a Israel uma Aliança.
Para Jesus o "deserto" é o lugar do encontro com Deus e do discernimento dos seus projetos. E é o "lugar" da prova, da tentação de abandonar Deus e de seguir outros caminhos.
"Quarenta dias" é um número simbólico, que lembra o tempo da caminhada do Povo no deserto e a experiência de Moisés e de Elias.
"Satanás" representa os que se opõem ao estabelecimento do seu Reino.
"As tentações": Marcos não especifica as tentações, mas elas simbolizam as provações que Jesus enfrentou ao longo de toda a sua vida para se manter fiel à missão confiada por Deus. Elas resumem também as tentações de todos nós.
A vida de Jesus será uma luta constante de superação até a vitória definitiva na cruz, através da Ressurreição.
Da sua opção, vai surgir um mundo de paz e de harmonia. Jesus aparece como o novo Adão, que vence o tentador. Vencendo a tentação, Jesus inaugura a Aliança definitiva, mais importante que a de Noé.
Após ser Batizado e ter superado as tentações no deserto, Jesus inicia o seu trabalho apostólico, proclamando: " O Reino já chegou... Convertei-vos e crede no Evangelho."
Quaresma é dilúvio e Deserto.
É dilúvio que arranca o pecado e leva a construir a área de salvação e é sinal de que Deus está em Paz conosco.
É deserto pela espiritualidade do despojamento, que nos propõe.
Quaresma é converter-se e crer.
Converter-se é muito mais que fazer penitência ou realizar privações momentâneas. É fazer com Deus seja o centro de nossa existência e ocupe sempre o primeiro lugar.
Crer não é apenas aceitar um conjunto de verdades intelectuais. É aderir à pessoa de Cristo, escutar a sua proposta, acolhê-la no coração e fazer dela o guia de nossa vida.
A Liturgia de hoje nos conscientiza da fidelidade de Deus e da necessidade de morrer ao homem velho para ressuscitar com Cristo a uma vida nova. Sinal eficaz desse passo é o Batismo; o caminho é a conversão até a Páscoa.

Nenhum comentário: