Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


MISSA DA NOITE

O Evangelho narra a realização da tão esperada promessa: O Sinal é um menino recém-nascido em Belém, envolto em faixas e deitado numa manjedoura. (Lc 2,1-14)

Lucas pretende apresentar uma catequese sobre Jesus. Por isso, as indicações são mais teológicas do que geográficas ou históricas. BELÉM: Sugere que Jesus é o Messias, da descendência de Davi, anunciado pelos profetas. Um lugar pequeno e afastado dos grandes centros.

O QUADRO do Nascimento: apresenta a pobreza e a simplicidade que rodeiam a vinda ao mundo do libertador dos homens: a falta de lugar na hospedaria, a manjedoura dos animais a fazer de berço, os panos improvisados que envolvem a criança, a visita dos pastores. É na pobreza, na simplicidade, na fragilidade, que Deus se manifesta aos homens e lhes oferece a salvação.

As TESTEMUNHAS do Nascimento: Os Pastores, gente considerada rude, violenta, marginalizada, colocada ao lado dos publicanos e dos cobradores de impostos. Sugere que é para estes pecadores e marginalizados que Jesus vem; por isso, a chegada de um tal "salvador" é uma "boa notícia": a partir de agora, os pobres, os fracos, os marginalizados, os pecadores, são convidados a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus.

Os TÍTULOS dados pelos anjos definem o papel e a Missão de Jesus: Ele é "o Salvador, Cristo e Senhor".

No Prefácio, proclamamos hoje jubilosos nossa ação de graças ao Pai. "Quando o vosso Filho se fez homem, nova LUZ da vossa glória brilhou para nós, para que, vendo a Deus com nossos olhos, aprendêssemos a amar nele a divindade que ao vemos" (prefácio).

Essa Luz já está presente em nossa vida, iluminando nossos atos? Por que ele quis nascer na pobreza, fora de casa, sem o aconchego de um berço bem quentinho? E depois, passar longos anos nessa pobreza, vivendo com o trabalho de suas mãos e dar a vida por nós? Porque nos ama tanto e ama a todos. Sejamos os anunciadores dessa Boa Nova: Cristo nasceu, trazendo-nos a alegria e a Paz.

Nenhum comentário: