Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 11 de dezembro de 2011

3° DOMINGO DO ADVENTO

O Natal se aproxima e a Liturgia é um convite à alegria porque o Senhor já está no meio de nós. É o "DOMINGO DA ALEGRIA" (Gaudete)

A 1ª Leitura é uma declaração de ALEGRIA, pela "boa notícia" de salvação, prometida por Deus. (Is 61,1-2ª.10-11) Esse trecho é o "Magnificat" do Antigo Testamento, é a expressão de um povo, que acredita na renovação, porque Deus está aí. Os retornados do exílio estão desanimados e sem esperança, pela frieza e hostilidade com que foram recebidos pelos habitantes de Jerusalém. O povo espera dias melhores para breve. E o Profeta anuncia ao povo oprimido a "boa notícia" da plena restauração da paz e da justiça e um ano de graça (jubilar) para restaurar a harmonia. O Povo reage agradecido numa atitude de louvor e alegria. A descoberta do amor e da presença libertadora de Deus sempre conduz ao louvor, à adoração, à alegria.

Na 2ª Leitura, Paulo exorta à ALEGRIA: "Sede sempre alegres". (1Ts 5,16-24)
O texto ensina onde nasce a verdadeira alegria:
- Da oração: "rezai sem cessar, dai graças";
- Da abertura do coração aos apelos do Espírito:
- Uma vida moral irrepreensível.

No Evangelho João Batista dá o grande motivo da ALEGRIA: "Já está no meio de vós aquele que ainda não conheceis..." (Jo 1,6-8.19-28)

O texto apresenta inicialmente João Batista, "enviado por Deus" com uma MISSÃO concreta: "Dar testemunho da Luz". Essa "Luz" está no mundo, mas o mundo não a conhece. É preciso querer descobri-la, dilatando nosso coração em alegria. Lembrando a vinda de Jesus ao mundo, celebramos a presença discreta de Deus em nossa história.

Na segunda parte, temos o "Testemunho de João" sobre sua pessoa: Afirma não ser o Messias, nem Elias, nem o "Profeta". É apenas a "VOZ" que clama no deserto, convidando os homens a prepararem o caminho do Senhor. É a "voz" que aponta para a única luz que vale a pena seguir: a de Jesus Cristo.

Essa "Voz" nos convida a olhar para NÓS e ver o que nos afasta do reto caminho do Senhor. Quais as trevas que devemos abandonar, para deixar essa "Luz" brilhar? Quais os obstáculos que nos impedem de andar nos caminhos retos de Deus?

Essa "Voz" nos convida a olhar para JESUS, pois só Ele é a "Luz" que ilumina o caminho. Deus iniciou a Criação, criando a LUZ e dissipou as trevas. Dela surgiu tudo o que existe. Ela é a vida dos homens.

A Missão de João Batista é hoje a nossa missão: abrir caminhos para a chegada do Messias, que é a luz das nações. Ser uma "voz" que clama no deserto, anunciando o Cristo presente no meio de nós.

A atitude humilde de João: Ele não usa a missão para a sua promoção pessoal; ele é apenas uma "voz" anônima e discreta que recorda, na sombra, realidades importantes.

Em nossas atividades, somos discretos e simples, de modo que as pessoas não vejam a nós, mas a mensagem que apresentamos?

A atitude orgulhosa dos fariseus: Fechados em sua auto-suficiência, não reconheceram a "Luz". Se fecharmos o coração à novidade e aos desafios que Deus nos faz, também nós não o reconheceremos. E ele continuará procurando lugar onde possa nascer.

A alegria que os anjos anunciaram em Belém aos homens de boa vontade é possível também para nós desde que nos deixemos iluminar por essa Luz.

Assim a nossa alegria será um testemunho muito forte de que Cristo já está no meio de nós.


Nenhum comentário: