Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

4° DOMINGO DO ADVENTO

O Evangelho mostra a realização da promessa de Deus: MARIA, com o seu SIM, torna-se a MORADA de Jesus, preparada pelo próprio Deus. (Lc 1,26-38)

Israel esperava o Messias: um grande rei, forte, rico e poderoso. Por isso olhava para Belém, a cidade natal de Davi. Mas o olhar de Deus não se voltou para as cidades famosas da Judéia, mas para um povoado pobre e insignificante da Galiléia (Nazaré) com um DIÁLOGO entre Maria e o Anjo: A Saudação do Anjo: "Alegra-te, ó amada de Deus, o Senhor está contigo." A alegria de Maria não nasce por se tornar a futura mãe de Jesus, mas sobretudo porque o "Senhor está com ela...", antes mesmo de conceber.

A Proposta de Deus: "Conceberás um Filho..". Deus a convida para ser a Mãe do Messias, que Israel tanto esperava. Diante da dificuldade apresentada, de ainda não viver com um homem, o Anjo lhe garante: "O Espírito Santo descerá sobre ti... e conceberás e darás à luz um Filho..." E como garantia, o Anjo lhe afirma que até sua prima Isabel conceberá um filho na velhice... "porque nada é impossível para Deus..."

A Resposta de Maria: Diante disso, Maria dá o seu SIM: "Eis aqui a "Serva" do Senhor, 'FAÇA-SE' (Fiat) em mim segundo a tua palavra."

O "Faça-se" de Deus criou do nada todas as coisas... O "Faça-se" de Maria tornou possível a Redenção... O "Faça-se" de Maria foi a sua resposta livre e corajosa ao convite de Deus, que esperava a colaboração dela para realizar o projeto de amor e salvação. Maria torna-se o templo da Nova Aliança, muito mais precioso que o templo desejado por Davi: um templo vivo que encerra não a Arca sagrada, mas o Filho de Deus.

A História de Maria o que tem a nos dizer?

1. Deus ama os homens e tem um projeto de vida plena para lhes oferecer, através de Jesus Cristo.

2. Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer no mundo: Através de um Sim incondicional aos projetos de Deus. Ele espera também o nosso Sim para continuar vindo ao mundo e oferecer aos irmãos a Salvação e a Vida de Deus.

3. Maria torna-se instrumento de Deus. Um jovem "mulher" de uma desconhecida aldeia, mas disponível em acolher e testemunhar com amor as propostas de Deus.

4. Qual a nossa resposta aos apelos de Deus? Maria respondeu com um "sim" total e incondicional. A exemplo dela, também devemos dar o nosso "Sim" generoso, numa atitude de entrega total a Deus

5. Como é possível essa entrega total a Deus? Através de uma vida de diálogo, de comunhão, de intimidade com Deus. Maria de Nazaré foi uma pessoa de oração e de fé, que fez a experiência do encontro com Deus e aprendeu a confiar totalmente n’Ele. O caminho é o mesmo ainda hoje, para todos nós.

No meio da agitação de todos os dias, encontramos tempo e disponibilidade para ouvir Deus, para viver em comunhão com Ele, para tentar perceber os seus sinais?

A exemplo de Maria, digamos um SIM generoso e total ao Senhor. E o nosso coração e a nossa família serão uma MORADA para o Salvador.

Só assim o "Senhor estará também conosco..." e a nossa alegria nesse Natal será completa.

Nenhum comentário: