Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI

Na solenidade de Corpus Christi, queremos recordar que os atos redentores de Cristo, que culminam na sua morte e ressurreição, atualizam-se na Eucaristia, celebrada pelo Povo de Deus e presidida pelo ministro ordenado. Por isso, redescobrir a Eucaristia na plenitude é redescobrir o CRISTO.

Hoje queremos agradecer a Deus por este grande dom, que Cristo nos deu. Ao redor do altar se constrói a comunidade cristã e a vida comunitária. A Eucaristia é a síntese espiritual da Igreja, a plenitude de comunhão do homem com Deus, fonte dos valores eternos e experiência profunda do divino. Participar da eucaristia dominical é sinal inequívoco de identidade cristã e de pertença à Igreja. Por isso, a Missa é o momento privilegiado que possibilita o encontro com Deus a níveis de fé e de compromisso humano.

O Evangelho apresenta o final do Discurso do PÃO DA VIDA. Eu sou o pão vivo, que desceu do céu. Quem come desse pão viverá eternamente". Jesus fez um grande milagre: multiplicou os pães e os peixes, para alimentar uma multidão de pessoas. Jesus queria introduzir uma grande mensagem: "Ele dará um outro pão". O pão do céu é a Palavra de Deus, a mensagem do Pai que Jesus veio trazer. Esta palavra é para os homens verdadeiro pão da vida.

Mas para que essa Palavra se transforme em vida, deve encarnar-se nas pessoas, deve tornar-se concreta, visível. A encarnação perfeita dessa Palavra é Jesus. Quando nós comemos um pão material, ele é assimilado, se torna parte de nós mesmos, se transforma na nossa própria carne. Jesus diz que o Pão é ele mesmo. É a sua pessoa que deve ser comida, que deve ser assimilada.

Comungar o Corpo de Cristo significa: ASSIMILAR a realidade humana de Cristo e IDENTIFICAR-SE com ele no cumprimento da vontade do Pai. Significa oferecer a nossa pessoa, para que ele possa continuar a viver, a sofrer, a doar-se e a ressuscitar em nós. Para que produza resultado, a Eucaristia deve ser recebida com fé, isto é, com a disposição de se deixar transformar na pessoa de Jesus.

O sentido da Festa: A Igreja reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio de nós.

Na Quinta-Feira Santa a Igreja celebra a instituição da Eucaristia. Mas na solenidade de Corpus Christi estão presentes outros fatores que justificam sua existência no calendário litúrgico anual. É uma celebração mais festiva e alegre da Eucaristia (fora da semana santa). É uma manifestação pública de fé na Eucaristia em que está presente o dado afetivo da devoção eucarística. Daí o costume de fazer a procissão pelas ruas da cidade.

O Sentido da Adoração: Adorar quer dizer colocar-se diante do pão partido, que nos torna presente a vida de Jesus, partido por amor aos homens e ver como, onde, quando podemos realizar alguma coisa semelhante. Só quando nos mantemos nesta disposição de nos deixar transformar na pessoa de Jesus, podemos realmente afirmar que toda a nossa vida está iluminada pela Eucaristia.

Nenhum comentário: