Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 2 de janeiro de 2011

EPIFANIA DO SENHOR

O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da Epifania, que hoje celebramos, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos Magos, que representam todos os povos e nações.

A palavra "Epifania" significa: Manifestação de Deus aos homens.
A Liturgia desse domingo leva-nos à manifestação de Jesus. Ele é uma "Luz", que se acende na noite do mundo e ilumina os caminhos dos homens, conduzindo-os ao encontro da Salvação.

A 1a Leitura anuncia a chegada da Luz salvadora do Senhor, que transfigurará Jerusalém e atrairá a ela povos de todo o mundo. (Is 60,1-6) Esta Jerusalém nova representa a Igreja, comunidade dos que aderiram a Jesus e acolheram a Luz salvadora que ele veio trazer.

A 2ª Leitura apresenta o projeto salvador de Deus, como uma realidade que vai atingir toda a humanidade, juntando judeus e pagãos, numa mesma comunidade de irmãos, a comunidade de Jesus. (Ef 3,2-3a.5-6)

No Evangelho vemos a concretização da promessa da 1ª leitura. (Mt 2,1-12) Guiados pela LUZ da Estrela, procuram com esperança o Messias até encontrar, reconhecem nele a "Salvação de Deus" e o aceitam como "Senhor". "Salvação" rejeitada pelo seu povo e agora oferecida a todos os povos.
A ESTRELA, inventada por São Mateus, não é um astro no céu, mas a pessoa de Jesus. Ele é a "Luz" anunciada pelos profetas.
Os MAGOS representam os povos estrangeiros, que vão ao encontro de Jesus e se deixam guiar pela sua mensagem de paz e de amor.
São imagem da Igreja, formada de todos os povos que aderem a Jesus e o reconhecem como o seu "Senhor".

Atitudes diante dessa estrela:
- ADORAÇÃO: os Magos viram a "estrela", deixaram tudo e puseram-se a caminho para descobrir Jesus e adorá-lo. Os Magos representam todos os povos não judeus, agora associados à História da Salvação.
- INDIFERENÇA: Os Sacerdotes o conheciam bem nas Escrituras. Sabiam até o lugar onde deveria nascer, mas não perceberam o sinal de sua chegada, nem se preocuparam de ir ao seu encontro. Estavam muito seguros de sua sabedoria e por isso não tiveram a alegria de encontrar e adorar o Salvador.
- REJEIÇÃO: Herodes tentou até apagar esta Luz. Simboliza os grandes desse mundo, que temem a sua chegada. Poderia roubar-lhe o trono.

Com quem nos assemelhamos?
Com os Magos, atentos aos sinais, capazes de ler os acontecimentos de nossa vida e a história do mundo à luz de Deus? Com os Sacerdotes, orgulhosos de seu saber, mas acomodados? Com Herodes, que procura matar o menino?

Nenhum comentário: