Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 9 de janeiro de 2011

BATISMO DO SENHOR


Após as festas do Natal, em que celebramos o Mistério da infância de Jesus, a Liturgia nos introduz no mistério da sua vida pública.

No Batismo de Jesus, nas margens do Rio Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens.

A 1ª Leitura anuncia um misterioso "Servo" escolhido por Deus e enviado aos homens com a missão de instaurar um mundo de justiça e de paz. Com o Espírito de Deus, ele concretizará essa missão com humildade e simplicidade. (Is 42,1-4.6-7)

Na 2ª Leitura Pedro reafirma que Jesus é o Filho amado que o Pai enviou ao mundo para concretizar um projeto de salvação: Ele "passou pelo mundo fazendo o bem" e libertando os oprimidos. Essa é também a Missão fundamental dos discípulos. (At 10,34-38)

No Evangelho, temos a realização da promessa profética: Jesus é o "Servo" enviado pelo Pai, sobre quem repousa o Espírito, e cuja missão é realizar a libertação dos homens. (Mt 3,13-17)

Jesus pede o batismo para João Batista. Mas João protesta. E Jesus diz: devemos cumprir toda a justiça! João então batiza, e o gesto é confirmado pelo Espírito Santo através da pomba e pelo Pai, que diz: “Este é meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

Depois do batismo se inicia a vida pública de Jesus e sua missão.

O BATISMO é o começo de uma caminhada como seguidores de Cristo e nos compromete a servir Deus com fidelidade, como membros vivos e atuantes no Povo de Deus.
O Batismo é o sacramento porta. O Batismo é o primeiro dos sacramentos e condição para receber os demais. O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada na comunidade. Assim foi com Jesus que se fez batizar por João Batista, o precursor para iniciar a sua vida pública, a pregação do Reino de Deus. Por isso quem é batizado sela um compromisso com Jesus de iniciar uma vida de pregação do Reino de Deus e de vivência completa e autêntica do Evangelho.

Nenhum comentário: