Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 30 de janeiro de 2011

4° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Todos nós procuramos à felicidade. Onde encontrá-la?
Muita gente busca na riqueza, no conforto, no status e no poder. E sacrifica tudo para conseguir isso.
No entanto, notamos que a procura desregrada disso costuma ser fonte de muito sofrimento.

Na 1a leitura, o Profeta Sofonias afirma que são felizes os POBRES e humildes, que depositam sua esperança no Senhor. (Sf 2,3;3,12-13) É a 1a vez, na Bíblia, que ser pobre recebe um significado diferente.

Na 2a Leitura, Paulo lembra que os primeiros a serem chamados são sempre os pequenos, os pobres, os que o mundo despreza, mas que não grandes no Reino de Deus. (1Cor 1,26-31)

O Evangelho apresenta a PROPOSTA DO REINO DE DEUS. (Mt 5,1-12) O Sermão da Montanha, cuja introdução são as BEM-AVENTURANÇAS. Elas são um "retrato" de Jesus e um Modelo para os seus seguidores. Mateus agrupa um conjunto de palavras de Jesus, com a evidente intenção de proporcionar à sua comunidade uma série de ensinamentos básicos para a vida cristã. Procurava oferecer à comunidade cristã uma nova Lei, que superasse a antiga Lei. Mateus situa esta intervenção de Jesus no cimo de um monte. Faz lembrar o monte Sinai, onde Deus deu ao seu Povo a antiga Lei. Lá começou a ensinar: "FELIZES OS POBRES EM ESPÍRITO..."
Para Mateus, reconhecer-se pobre não é apenas uma condição social, mas uma disposição interior, que afeta nosso modo de pensar e agir.

As BEM-AVENTURANÇAS têm sentido ainda hoje? ou são uma mera utopia?
Jesus diz: "Felizes os pobres em espírito"; o mundo diz: "felizes os que têm dinheiro e sabem usá-lo para comprar influência, comodidade, poder, segurança e bem-estar". Quem é, realmente, feliz?

Jesus diz: "Felizes os mansos"; o mundo diz: "felizes os que respondem à violência com violência, pois só a linguagem da força é eficaz." Quem tem razão?

Jesus diz: "Felizes os que choram"; o mundo diz: "felizes os que não têm motivos para chorar, porque a sua vida é sempre uma festa". Onde está a verdadeira felicidade?

Jesus diz: "Felizes os que desejam cumprir a vontade de Deus"; o mundo diz: "felizes os que não dependem de preconceitos ultrapassados e não acreditam num deus que diz o que se deve ou não, porque assim são mais livres". Onde está a verdadeira liberdade, que enche de felicidade o coração?

Jesus diz: "Felizes os misericordiosos"; o mundo diz: "felizes os que não se deixam comover pela miséria e pelo sofrimento dos outros. Assim serão mais eficazes neste mundo tão competitivo". Qual é o verdadeiro fundamento de uma sociedade mais justa e mais fraterna?

Jesus diz: "Felizes os sinceros de coração"; o mundo diz: "felizes os que sabem mentir e fingir, pois a verdade e a sinceridade destroem a carreira e o sucesso de muitos". Onde está a verdade?

Jesus diz: "Felizes os que promovem a paz"; o mundo diz: "felizes os que não têm medo de lutar contra os outros, pois só assim podem ser pessoas de sucesso". O que é que torna o mundo melhor: a paz ou a guerra?

Jesus diz: "Felizes os perseguidos por causa da justiça", "Felizes os perseguidos por causa de Jesus; o mundo diz: "felizes os que fazem o jogo dos poderosos e estão sempre de acordo com eles, pois só assim podem subir na vida e ter êxito na sua carreira". O que é que nos eleva à vida plena?

"As BEM-AVENTURANÇAS estão no centro da pregação de Jesus, retomam e levam à perfeição as promessas de Deus, feitas a Abraão. Pintam o rosto de Jesus, caracterizam a autêntica vida cristã e desvendam ao homem o fim último do seu agir: a Bem-aventurança eterna." (CCIC 360)

E Nós? Onde procuramos a nossa felicidade, a nossa segurança?

Nenhum comentário: