Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 5 de dezembro de 2010

2° DOMINGO DO ADVENTO

Em nossa caminhada para o Natal, a Liturgia desse domingo nos convida a nos despir dos valores efêmeros e egoístas que muitas vezes nos fascinam, para dar lugar em nós aos valores do Reino de Deus.
As Leituras bíblicas apresentam duas figuras típicas do Advento: Isaías e João Batista.
Na 1ª Leitura, Isaías apresenta um Enviado de Javé, descendente de Davi, com a missão de construir um Reino de Justiça e Paz. (Is 11,1-10)
O Poema dá as características:
- Será descendente de DAVI: (Jessé é Pai de Davi) "Naqueles dias, do tronco de Jessé sairá um ramo e um broto de sua raiz".
- Será animado pelo ESPÍRITO de Deus: (Como na Criação) Sobre ele pousará o Espírito do Senhor: Espírito de sabedoria e inteligência, de conselho e de fortaleza, de conhecimento e de temor de Deus, (de piedade).
- Será portador da JUSTIÇA e da PAZ: "Trará justiça para os humildes..."

Jesus é o "messias" que veio tornar realidade o sonho do profeta. Ele iniciou esse "Reino" novo de justiça, de harmonia, de paz sem fim. Cheio do Espírito de Deus, ele passou pelo mundo convidando os homens a se tornarem "filhos de Deus" e a viverem no amor e na partilha. Mas a profecia está longe de sua completa realização. O Reino novo trazido por Jesus só poderá se estabelecer a partir de nossa conversão pessoal, familiar e comunitária.

Na 2ª Leitura, Paulo exorta os cristãos de Roma a viverem no amor, dando testemunho de união, de amor, de partilha, de harmonia, a fim de que louvem a Deus, com um só coração e uma só alma. (Rm 15,4-9)

No Evangelho, João Bastista anuncia que esse Reino está próximo, mas para que se torne realidade precisa CONVERTER-SE. (Mt 3,1-12).
- Personalidade: É uma figura impressionante, que fascina o povo; Tem um estilo de vida austera: no vestir, no comer, no falar, no morar. Vive no "DESERTO", lugar das privações, do despojamento, mas também lugar tradicional dos encontros entre Deus e Israel.
- Mensagem: É um Apelo à CONVERSÃO. "Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo..." "Preparai o caminho do Senhor: endireitai as veredas para ele."
- Reação ao Anúncio: O Povo simples: reconhece seus erros e pede o Batismo. Os Fariseus e Saduceus: vão ao encontro de João por curiosidade apenas e são desmascarados: "Raça de cobras venenosas produzam frutos que a conversão exige e não se iludam a si mesmos, dizendo:‘Abraão é nosso Pai' ".

- O Batismo de João: consistia na imersão na água do rio Jordão para as pessoas que aderiam a esse apelo de conversão. Significava o arrependimento, o perdão dos pecados e a agregação ao povo fiel. Mas ele avisa, que aquele que vem depois dele "batizará no ESPÍRITO SANTO e no fogo..."
- Portanto o Batismo de Jesus vai muito além do batismo de João: Confere a quem o recebe, a vida de Deus e torna-o filho de Deus; incorpora-o à Igreja e torna-o participante da missão da Igreja no mundo...

A Voz de João Batista continua convidando à CONVERSÃO. Não é possível acolher "aquele que vem" se o nosso coração estiver cheio de egoísmo, de orgulho, de auto-suficiência, de preocupação com os bens materiais. Se quisermos celebrar a vinda do Senhor e participar do seu Reino, devemos preparar o caminho, mudar o nosso coração. Nesse itinerário, não há espaço para a hipocrisia. Não bastam as aparências, apenas dizer que somos cristãos porque recebemos o batismo. A Conversão deve ser comprovada pela ação. Os Frutos de conversão comprovam a autenticidade da nossa conversão: Não bastam alguns sentimentos religiosos ou algumas práticas piedosas. Precisamos apresentar frutos de conversão: Paz, Fraternidade, Justiça.

Quais os caminhos tortos, que devemos endireitar? Quais os frutos de conversão que Deus está esperando de nós, neste Advento, em preparação ao Natal? Estamos convencidos de que, se não dermos esse passo, nunca será Natal em nós, nem mesmo no dia 25 de dezembro?
Deus espera que tenhamos a coragem de dar esse passo!...
Rachel Malavolti

Nenhum comentário: