Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sábado, 28 de março de 2009

5° DOMINGO DA QUARESMA

"É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim" Jo 12,31-32

Celebramos as diversas alianças de Deus com seu povo durante a Quaresma (Noé, Abraão, Moisés) até chegarmos à promessa de uma aliança feita no coração. Não será mais uma imposição externa, e sim algo que brota do interior do ser humano. Em Jesus chegamos à aliança completa do coração na entrega a Deus, por isso atrai todos a si. Ele nos convida a segui-lo e a servi-lo.
Não basta ver Jesus com olhos humanos. E necessário vê-lo com os olhos da fé a partir de sua ressurreição. Vê-lo, portanto, é compreender, o quanto for possível, esse caminho de morte e vida, de humilhação e glória. Vê-lo, de fato, quem também é capaz de ser, grão de trigo e fazer morrer seu egoísmo e seus interesses, para que surgem frutos de salvação.
Somos convidados a olhar se nossa aliança está sendo feita no coração. Ter coração puro não é só não ter pecado, mas ter a capacidade de viver o relacionamento com Deus e com os outros, com doação. E também a de descobrir a arma com a qual Jesus venceu o seu adversário: a obediência ao amor e amor até o fim. Com sua obediência ao Pai, ele entrega sua vida pela salvação dos homens assim tornando-se a causa de salvação de todos.
Somos responsáveis por dizer a todo canto do mundo o grande amor que Deus nos dispensa e devemos fazer isso com alegria para que todos se sintam motivados a receber e divulgar este amor, esta aliança.
A expressão “CHEGOU A HORA” é expressão rica e válida para nós hoje e será válida a todo e qualquer tempo. Não será depois e nem foi ontem. O tempo é agora e é urgente que assumamos a missão de lançar a semente na terra e experimentar sua morte para que a vida floresça, para que os frutos venham.
Rachel Malavolti

segunda-feira, 23 de março de 2009

SEMANA SANTA ESTÁ PRÓXIMA

Novamente nos aproximamos da principal semana do ano, a única que tem o adjetivo de santa e na qual revivemos os principais mistérios de nossa fé: paixão, morte e ressurreição de Jesus, o Filho de Deus que veio a este mundo, nascendo da Virgem Maria. A Semana Santa constitui-se em um grande retiro anual. A liturgia da Semana Santa apresenta muitos temas que nos ajudam a crescer espiritualmente.

Iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos, quando repetimos os gestos dos habitantes de Jerusalém que saúdam Jesus como o Messias, como Aquele que vem em nome do Senhor Onipotente. Os filhos dos hebreus estendem a Jesus tapetes, ostentam ramos de oliveira nas mãos e aclamam Jesus como Rei e Senhor, recordando-nos que todos estamos a caminho da casa do Pai.

Na Quinta-feira festejamos a instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e do Mandamento do Amor. Na Eucaristia Jesus transforma o pão e o vinho em seu corpo e seu sangue. A instituição do sacerdócio católico acontece quando Jesus diz aos Apóstolos que façam isso em memória dele. O mandamento do amor, deixado por Jesus como herança, ensina a lavarmos os pés uns dos outros, como Ele, nosso Senhor e Mestre o fez.

Na Sexta-feira celebramos a paixão e morte de Jesus. Durante sua vida terrena, Jesus só fez o bem, ajudando as pessoas, mas é injustamente condenado, torturado e morto em uma cruz. No Sermão das Sete Palavras recordamos as últimas palavras de Jesus durante sua agonia. A cruz de sinal de condenação torna-se sinal de libertação. A Via-Sacra recorda a caminhada de Jesus rumo ao Calvário.

No Sábado Santo temos as bênçãos do fogo novo e do Círio Pascal, símbolo do Cristo ressuscitado. As leituras bíblicas recordam a história da Salvação. O canto solene do Glória mostra-nos a exaltação do ressuscitado: Jesus vence a morte e não morre mais. Também abençoamos a água, que é aspergida nos participantes como sinal da bênção divina e a água do batismo que usaremos para os batizados.


O Domingo da Páscoa é o dia mais importante e solene do ano litúrgico. Na madrugada do domingo, Jesus ressuscita e aparece aos discípulos. Sua ressurreição é garantia da nossa ressurreição. A alegria e a esperança da ressurreição devem acompanhar-nos durante todo o ano. Em nossas comunidades, participemos ativamente das celebrações da Semana Santa. É o encontro da comunidade com Jesus vivo que quer atuar em nossas vidas.
Rachel Malavolti

domingo, 22 de março de 2009

4° DOMINGO DA QUARESMA


" Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna." Jo 3,16

Esse domingo é conhecido como o domingo da Alegria. Somos chamados a alegria de uma estreita preparação para esta festa da misericórdia, da redenção, do amor. Não há lugar para a tristeza onde o amor está está vencendo. A certeza do amor de Deus nos enche de consolação e nos afasta de qualquer atitude desesperança e de tristeza. A alegria é grande porque podemos conhecer o quanto Deus foi generoso conosco ao nos dar seu Filho para nos salvar.
O amor de Deus é tão imenso que Ele sempre de novo acredita no ser humano, pois Jesus continua a se entregar por nós todos os dias e pede que como batizados façamos o mesmo, ser sinal da luz de Cristo para os irmãos.

Rachel Malavolti

sábado, 14 de março de 2009

3° DOMINGO DA QUARESMA



"E disse aos que vendiam pombas: Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio! Jo 2,16

O Templo de Jerusalém era, para os judeus, o lugar de adoração do verdadeiro é único Deus. Contudo, esse templo foi profanado pelo ritual e pelo comércio nele realizado. Recebemos de Jesus o anúcio e a proposta de um verdadeiro culto ao seu corpo martilizado e glorificado. Hoje, este templo e a comunidade de irmãos e irmãs, por isso, o tema central deste domingo é a adoração de Deus. Também nos convida a reconstruir o templo de nossa vida em Cristo, para que ela sejam de fato, morada do Senhor. Com isso Deus nos propõe constante conversão para purificação, do Corpo de Cristo que somos nós. Por isso precisamos dos Dez Mandamentos, que não são cercas, mas placas indicativas, caminhos de vida.
Rachel Malavolti

sábado, 7 de março de 2009

2° DOMINGO DA QUARESMA

"Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz! Mc 9,7
O Evangelho de hoje nos mostra quem é Aquele que nos veio salvar e em que nos haveremos de transformar, se superarmos as tentações da vida presente pela contínua conversão aos seus ensinamentos e sua pessoa: seremos transfigurados.
Deus nos apresenta o seu Filho Jesus, a nova Arca da Aliança, o novo templo de Deus, e recomenda com insistência: “Escutai-o!” Este era o dever dos apóstolos e o nosso hoje: escutar Jesus com mais atenção do que o povo de Israel escutou Moisés, que lhes transmitira a vontade de Deus. Apesar da morte, ele tem palavras de vida eterna.
A morte que Jesus anuncia como a sua, morte violenta, convida-nos a morrer diariamente para o pecado, a cada minuto, a cada instante, procurando sempre passar do Calvário para o Tabor, da desgraça para a luz, do pecado para a graça salvadora.
Rachel Malavolti

domingo, 1 de março de 2009

COMO VIVER A QUARESMA

1. Arrependendo-me de meus pecados e confessando-me.
Pensar em que ofendi a Deus, Nosso Senhor, se me dói tê-lo ofendido, se estou realmente arrependido. Este é um bom momento do ano para realizar uma confissão preparada e de coração. Revise os mandamentos de Deus e da Igreja para poder fazer uma boa confissão. Sirva-se de um livro para estruturar sua confissão. Busque tempo para realizá-la.
2. Lutando para mudar:
Analise sua conduta para conhecer em quê esta falhando. Faça propósitos para cumprir dia a dia e revise a noite se os alcançou. Lembre-se de não colocar muitos propósitos porque será muito difícil cumpri-los todos. Deve-se subir as escadas de degrau em degrau, não se pode subir toda ela de uma só vez. Conheça qual é o seu defeito dominante e faça um plano para lutar contra ele. Teu plano deve ser realista, prático e concreto para poder cumpri-lo.
3. Fazendo sacrifícios:
A palavra sacrifício vem do latim sacrum-facere, significa "fazer sagrado". Então, fazer um sacrifício é fazer alguma coisa sagrada, quer dizer, oferecê-la por amor a Deus, porque o ama, coisas que dão trabalho. Por exemplo, ser amável com um vizinho com quem você não simpatiza ou ajudar alguém em seu trabalho. A cada um de nós há algo que nos custa fazer na vida de todos os dias. Se oferecemos isto a Deus por amor, estamos fazendo sacrifício.
4. Oração:Aproveite estes dias para rezar, para conversar com Deus, para dizê-lo que o ama e que quer estar com Ele. Pode ser útil um bom livro de meditação para Quaresma. Você pode ler na Bíblia passagens relacionadas com a quaresma.
Rachel Malavolti

PORQUE 40 DIAS?

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá à tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.
Rachel Malavolti


A Campanha da Fraternidade tem o objetivo em nos abrir a esta obra de misericórdia olhando nossa realidade para suscitar o debate e contribuir para a promoção da cultura da Paz nas pessoas, nas famílias, nas comunidades e na sociedade afim de que todos se empenhem efetivamente nessa construção da justiça social e que seja garantia de segurança publica. Para alcançar este objetivo precisamos:
- reconhecer a violência na nossa realidade do dia a dia para assumir as nossas responsabilidades em relação a este problema: A violência não pode ser resposta a violência.
- denunciar todos os crimes contra a ética na pratica da economia e da administração pública.
- fortalecer a educação evangelizadora que constrói a cultura da paz para romper com as visões da vingança e da guerra.
- denunciar o modelo punitivo que é expressão da vingança e não recuperam as pessoas.
- favorecer na nossa sociedade e no nosso ambiente, novas formas de superação da violência- organizar novas ações solidárias direcionadas as vítimas das violências.
Rachel Malavolti