Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 31 de maio de 2009

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO


a) Saberia. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.
b) Inteligência. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...
c) Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.
d) Conselho. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ...
e) Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.
f) Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.
g) Temor de Deus. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.

Para fazermos as escolhas certas na vida.
Dai-nos, Senhor, o dom da sabedoria!

Pra discernirmos entre o bem e o mal.
Dai-nos, Senhor, o dom da inteligência!

Para sermos úteis aos irmos e irmãs.
Dai-nos, Senhor, o dom do conselho!

Para sermos fores diante das dificuldades.
Dai-nos, Senhor, o dom da fortaleça!

Para que o progresso favoreça o bem comum.
Dai-nos, Senhor, o dom da ciência.

Para darmos valor à presença Deus.
Dai-nos, Senhor, o dom do temor!

Para estarmos abertos a Deus e sensíveis aos irmãos e irmãs.
Dai-nos, Senhor, o dom da piedade!

sábado, 30 de maio de 2009

PENTECOSTES


"A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio. E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e dsse: Recebei o Espírito Santo." Jo 20,21-22

Celebramos o grande mistério de nossa fé em que a Paz anunciada pelo Ressuscitado, Ascenso ao céu, retorna ao Cenáculo para impor os dons do Espírito Santo sobre os seus Apóstolos, na presença da Bem-aventurada Virgem Maria, como havia prometido. Com a missão da Igreja colocada em relevo devemos aprender a ver os sinais da presença do Espírito Santo e a valorização dos diferentes dons que ele confere a diferentes pessoas.

O Pentecostes, para nós, é a plenenitude da Páscoa. É o nascimento da Igreja com a missão de dar continuidade à obra de Cristo através dos tempos, em meio à diversidade dos povos. Neste dia, as pessoas falavam a mesma linguagem: o Amor. Que o amor possa continuar sendo a linguagem dos cristãos do mundo inteiro. Através do amor, o sopro do Espírito Santo continuará presente.

A festa de Pentecostes nos convida a sermos portadores de um novo tipo de contágio que acorde as forças da vida adormecidas em nós a partir da condição de estarmos todos reunidos no mesmo lugar: o lugar da comunhão, da fraternidade, da escuta, do cuidado. Na Igreja de muitas faces reside a única missão: ANUNCIAR A PÁSCOA E VIVENCIAR EM NÓS A MAIOR COMUNIDADE DE AMOR A PARTIR DA VISÃO TRINITÁRIA.
Rachel Malavolti

quinta-feira, 28 de maio de 2009

MARIA NOS AJUDA A SABOREAR O BOM VINHO!




"Jesus lhe respondeu: A minha hora ainda não chegou. Sua mãe disse aos que estavam servindo: Fazei tudo o que ele vos disser!" Jo 2,4-5


A antecipação de sua hora mostram que Jesus esperava de Maria que, com seu corpo, com sua maternidade, já havia colaborado para a realização do plano de salvação, colaborasse também, com sua fé e esperança, para a obra que ele estava começando.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

MARIA: AQUELA QUE TUDO GUARDA NO CORAÇÃO


Maria viveu uma experiência extraordinária.

Aquela criança era sua, mas, segundo o anjo Gabriel, também seria grande, chamado de Filho do Altíssimo.

Para não perder aqueles inúmeros sinais divinos, o jeito foi guardar tudo no coração e meditar depois, juntando as peças do quebra-cabeças.

Maria descobriu, aos poucos, que Deus só lhe pedia viver intensamente aquele momento, colocar-se à disposição de seus planos e guardar tudo no coração.

Do resto, ele próprio cuidaria.

terça-feira, 26 de maio de 2009

MÃE DO DEUS HUMILDE


"Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recem- nascido deitado na manjedoura". (Lc 2,16)

Os pastores nos dão três lições básicas.

1°: O Senhor se manifesta inesperadamente.
Quantas vezes pode ter passado a seu lado sem ser acolhido?

2°: Encontrar-se com o Senhor pressupõe capacidade de se desinstalar.
Os acomodados não o encontram, porque não saem de onde estão para "ir até Belém".

3°: É o Senhor quem escolhe a maneira de se manifestar.
E sua escolha recai, muitas vezes, em humildes grutas.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

NASCE JESUS


"Maria deu à luz o seu Filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." Lc 2,7


Ela sabia que, mais do que fazer perguntas, cabia-lhe, como mãe, envolver o Filho em faixas, alimentá-lo e apresentá-lo a quem o visitasse.

Não podia negar:havia alegria em seu coração.

O acontecimento histórico que estava vivendo no mistério e no silêncio era o caminho oferecido à humanidade para poder, um dia, encontrar o Cristo ressuscitado e glorioso.

domingo, 24 de maio de 2009

ORAÇÃO À NOSSA SENHORA AUXILIADORA


Festa: 24 de Maio. Comemora-se todo dia 24.

Maria Auxiliadora dos Cristãos preserva a casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades. Protege também todas as pessoas que vivem na residência. Se você tiver algum problema difícil de resolver, entregue-o nas mãos de Maria Auxiliadora e ela o ajudará.

0RAÇÃO - "Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo:nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo;e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.

sábado, 23 de maio de 2009

ASCENSÃO DO SENHOR


"Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!" Mc 16,15

A festa de hoje da Ascensão do Senhor, ensina que Jesus vai para ficar. Jesus sobe para o Pai, mas está sempre conosco. O sentido é este, Jesus vai para ficar, sobe para descer, parte para voltar, afasta-se para permanecer próximo. A Ascensão nos convida para este duplo movimento de Ascensão e Pentecostes, isto é, Jesus sobe para que o Espírito Santo desça. O movimento da Ascensão só ficará completo quando todos os membros do seu corpo estiverem sido atraídos para o Pai e vivificados pelo Espírito.

Enfim, Jesus é entronizado junto ao Pai, mas continua atuando na atividade missionária dos seus discípulos. Termina a missão terrena de Jesus e inicia a missão da Igreja. A Ascensão não é uma despedida é a festa do envio para a missão.

Que todos nós possamos arregaçar as mangas, saindo do comodismo e atendamos pressurosos ao apelo do Senhor que subiu aos Céus: "Ide e Evangelizai."
Rachel Malavolti

MARIA QUE LOUVA E FAZ MEMÓRIA


"Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua descendência, para sempre" Lc 1,54-55

Maria ensina uma bela forma de pedir os dons de que precisamos: expondo nossas necessidades e mencionando o amor gratuito e inesgotável de Deus, manifestado largamente ao longo da história.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

MÃE DOS QUE TÊM FOME DE PÃO E DE DEUS


Maria, ao se referir aos famintos e ricos, procura vê-los como seu Senhor os vê.

Tem certeza de que a justiça triunfará.

O futuro está garantido para quem acredita em Deus.

Sacia os famintos que o procuram.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A SERVA EXALTADA


Para Maria, a revolução que está em jogo aqui é a de Deus, e essa tem como base a justiça e o amor, a liberdade e a verdade.

Derrubando os poderosos de seus tronos, Deus os leva a descobrir a verdade sobre si, verdade que não é nada agradável.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

MARIA E O DEUS DA JUSTIÇA


Maria louva a Deus porque constatou que quando alguém se eleva de forma indevida, injusta ou tirânica, Deus o coloca em seu devido lugar.

Deus não intervém a cada momento para nos corrigir.

terça-feira, 19 de maio de 2009

TESTEMUNHA DA MISERICÓRDIA DO PAI


Maria descobriu que em seu Filho, Deus tinha um rosto que sorria, uma mão que acariciava e braços que se estendiam.

O relacionamento misericordioso que tinha com homens e mulheres, crianças e jovens de seu tempo, Jesus quer ter hoje com todos, principalmente com você.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

MARIA DO SANTO DE DEUS


Santo é o termo bíblico que melhor expressa a transcendência divina, porque somente Deus é Santo.

É "três vezes Santo".

Ao proclamar o Magnificat, Maria devia ter diante de si as palavras que o anjo dissera: "Aquele que vai nascer será chamado Santo".

Essa proclamação da santidade de Deus é o ponto alto de seu cântico.

MARIA DOS MUITOS TÍTULOS


Os nomes e títulos de Maria são milhares.

Maria é obra de Deus.

Os fiéis percebem a santidade de Maria e a veneram como rainha gloriosoa no céu.

E certos de sua intercessão imploram-lhe proteção: rogai por nós, pecadores!

"Todas as gerações" também a nossa! Reconhecem o que o Todo-Poderoso realizou em Maria e a chamam de "feliz".

sábado, 16 de maio de 2009

6º DOMINGO DA PÁSCOA


"Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros." Jo 15,17

A liturgia nos convida a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus, e dia a dia tornado presente na vida dos homens pela ação dos discípulos de Jesus.

Na 1ª Leitura Pedro na casa de Cornélio anuncia Jesus e sua ação salvífica. ensina que Deus não faz acepção de pessoas, nem se deixa levar por divergências de sistema religioso. O que Deus mesmo quer é congregar todos os seus filhos num mesmo de amor pessoal.

Na 2ª leitura, São João mostra que "Deus é amor".

No Evangelho, Jesus definiu aos discípulos o caminho a percorrer: Testemunhar o amor de Deus no meio dos homens.
Somos chamados a permanecer no amor. Amor é doação, pois não há maior amor do que dar a vida. Dar a vida não é morrer, mas entregar-se todo dia pelos outros. O amor não é só doar, mas acolher o amor que Deus tem por nós. Sabemos que acolhemos Jesus quando fazemos o que Ele manda. Dar a vida a Deus é obedecer Jesus. Amar é acolher o diferente, como Pedro acolhe o pagão Cornélio. Nesse gesto, recebem o Espírito Santo. Deus não faz distinção de pessoas.
Fomos escolhidos por Deus para dar frutos. Senão... Seremos cortados. Muitos conhecem a Deus pelo amor, sem nunca ter estudado.
Amor não tem vergonha.

Rachel Malavolti

MARIA DO MAGNIFICAT


No Magnificat transparece a experiência pessoal de Maria.
Embora com muitas referências no Antigo Testamento, o cântico de Maria é um canto novo, que manifesta quem é Maria.

Maria é feliz.
Feliz porque Deus a escolheu; feliz porque espera Jesus.
É uma graça e uma arte aprender a rezar.
Quando alguém reza com os Salmos e os cânticos da Sagrada Escritura, mais e mais aprende a voltar-se para Deus com suas próprias palavras.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

ORIGEM DO ROSÁRIO

A oração do Santo Rosário surge aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como "Saltério" dos leigos. Dado que os monges rezavam os salmos (150), os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai-Nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
Segundo uma tradição a
Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1206 quando a Virgem teria aparecido a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.
No ano
1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. É uma antiga
devoção católica que a Virgem Maria revelou que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário de todas as devoções é, portanto, tido como sendo a mais importante.
O Rosário é uma oração católica em honra da Santíssima Virgem Maria formado tradicionalmente por três terços. Recentemente houve o acréscimo de mais um terço pelo Papa João Paulo II. Cada terço compreende cinco mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora. Os mistérios são formados básicamente por um Pai-Nosso e dez Ave-Marias. Cada mistério recorda uma passagem importante da história da salvação, segundo a doutrina católica, e cada terço é constituído por cinco mistérios.

FELIZ QUEM ACREDITA


Maria visita a prima impelida pela caridade.

A plenitude da graça, anunciada pelo Anjo, significa o dom de Deus mesmo; a fé de Maria, proclamada por Isabel quando da Visitação, mostra como a Virgem de Nazaré tinha correspondido a este dom.

Na medida em que descobrimos nossa vocação e nossa missão na Igreja, aprofundaremos nosso relacionamento com Deus.

Ao nos chamar, ele nos mostra que nos escolheu "antes da fundação do mundo" (Ef 1,4), e antes mesmo que decidíssemos amá-lo e servi-lo (Jo 15,16)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

MARIA NOS TRAZ O SALVADOR


"Isabel disse a Maria: Logo que a tua saudação ressou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre". Lc 1,44

A agitação do pequeno João no ventre de Isabel é resultado da presença de Jesus trazido por Maria.

Esse episódio destaca a missão de Maria: levar Jesus e, com ele, a graça; provocar a ação do Espírito Santo; fazer com que se realizem os planos de Deus.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

BENDITA ENTRE AS MULHERES


"Repleta do Espírito Santo", Isabel elogiou Maria.

Mas no centro do elogio está o Criador.

Essa, por sinal, é a síntese do culto dirigido a Maria: ele tem razão de ser na insondável e livre vontade divina, que realiza tudo segundo seu plano de amor.

Ao contemplarem as virtudes de Maria, os fiéis desejam imitá-la e acabam aprendendo muito desta Mãe celeste, pois ela é, para todo cristão, ocasião de crescimento na graça divina.

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, ROGAI POR NÓS.

terça-feira, 12 de maio de 2009

MARIA, A PRIMEIRA MISSIONÁRIA


O Espírito Santo foi dado à Igreja para animá-la continuamente.

Maria, tendo dado um SIM total a Deus, permitiu que o Espírito Santo a usasse como instrumento, para transmitir seus frutos: "amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio..." (Gl 5,22-23).

segunda-feira, 11 de maio de 2009

MARIA APRESSADA EM FAZER O BEM


"Maria partiu apressadamente ..."

Fez isso porque alguém precisava dela.

Maria nos ensina a repartir.

Acolheu o grande dom do Pai à humanidade e o deu ao mundo.

Ensina-nos, assim, que este belo e majestoso mundo que Deus nos deu, com suas riquezas, não é para desfrutarmos egoisticamente, mas para repartir com outros.

Ela nos ensina a buscar a vontade de Deus, a não esperar soluções mágicas, a fazer a nossa parte para que se multipliquem ao nosso redor gestos marcados pela justiça e pela verdade, pela solidariedade e pela paz.

domingo, 10 de maio de 2009

DIA DAS MÃES


Amor incomum,

Amor desprendido,

Amor incomensurável,

Amor verdadeiro,

Amor sem igual.

Você, Mãe, chora com seus filhos,

sofre com eles,

alegra-se com seu sorriso.

Seu rosto se ilumina quando ele se realiza,

sua ternura o envolve quando ele adoece,

suas lágrimas se cristalizam quando a dor o persegue.

Seu aconchego é paz,

é tranquilidade,

é harmonia.

Sua capacidade de amar sobrepõe as adversidades,

os reveses.

Seu coração magnânimo abriga ora carícias,

ora incompreensões.

Você, Mãe, é a dona do mundo,

é a imitação de Maria,

é uma especificidade Divina.

MARIA, MULHER DE FÉ


O "faça-se em mim" foi a colaboração humana para a realização do eterno plano de Deus.

Maria nos ensina a importância da busca de Deus e de sua vontade. Sua perseverança a levou, um dia, à cruz, onde precisou renovar o seu "faça-se em mim".

sábado, 9 de maio de 2009

MARIA E O DEUS DO IMPOSSÍVEL


" O anjo respondeu a Maria: Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível." Lc 1,36-37

ORAÇÃO

Mãe de Jesus e minha Mãe, quero viver para Cristo. ajuda-me a vencer o desânimo e acreditar que "para Deus, nada é impossível". Confio-te aqueles que enfretam o desemprego, a fome e o medo perante o futuro. Confio-te a vocação de cada homem e mulher para que a vida de cada um de nós dê frutos de santidade. Amém.

5° DOMINGO DA PÁSCOA


“Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Jo 15,5

A Liturgia de hoje nos fala de uma Virtude muito importante para uma comunidade e muito desejada por Deus: a UNIDADE. Saber "permanecer" em comunhão de vida com Cristo e com a comunidade.

Na 1a Leitura, vemos o exemplo de São Paulo, o grande missionário, que anunciou o Evangelho pelo mundo inteiro, não trabalhou sozinho, não viveu à margem da comunidade, mas procurou todas as formas de entrar em comunhão com os irmãos de fé e não desanimou diante da desconfiança e das suspeitas dos mesmos.

Na 2a Leitura, São João destaca que o Amor autêntico se manifesta em ações.

No Evangelho, Jesus afirma: "Eu SOU a Videira Verdadeira". (Jo 15,1-8) Assim Jesus quer que seja a sua Igreja: viva, ativa, unida e alimentada pela graça de Deus, na escuta da Palavra e na prática sacramental. Nela nada está separado, cortado da fonte onde tudo ganha força, que é o próprio Jesus. Cristão isolado não dá fruto; e sem fruto o ramo não cumpre a sua missão. Mas a força que produz o fruto, a ligação com Jesus, circula também unindo os ramos entre si. Se somos chamados a ser sinal da presença do Ressuscitado, temos de gastar tempo para estar com ele, para cultivar com gosto essa intimidade que nos alimenta e nos fortalece. Jesus não pode ser um “assunto” que explicamos aos outros. Ele precisa ser uma presença real, querida, necessária na vida do cristão. Trabalhar é preciso, e muito, para promover o projeto do Reino. Mas o dedicado serviço apostólico e comunitário não dispensa o cultivo da intimidade com Jesus na oração. Quem ama sofre, pois o amor exige renúncia. É perder para ganhar. Por isso Jesus já mostra que, estar unido a Ele é ter que suportar as podas para produzir mais frutos. Poda é graça.

+ Poderíamos resumir a mensagem de hoje em três Palavras:
Um Apelo: "Produzir frutos…"
Uma Condição: "Permanecer unido a ele". Para isso, precisa:
- Gastar tempo com ele. Nenhum trabalho, mesmo pastoral, justifica o abandono do encontro pessoal com Cristo, na Oração. Jesus nos adverte: "Sem mim NADA podeis fazer". Devemos antes falar com Deus... para depois falar de Deus...
- Alimentar a nossa espiritualidade com esta "seiva divina", que é a graça de Deus, na escuta da Palavra, na prática sacramental...
Uma Advertência: Cristão que não "permanece" com ele não dá frutos. Tornar-se-á então um "galho seco" que será cortado e jogado ao fogo...
Manifestemos o nosso desejo de "permanecer" sempre unidos a Cristo. Só unidos a ele, teremos acesso à vida verdadeira.

(Dia das mães): Alguém que marcou nossas vidas, porque soube permanecer profundamente unida no amor a seus filhos...
Rachel Malavolti

sexta-feira, 8 de maio de 2009

MARIA: ENCARNAÇÃO E PENTECOSTES



Maria Santíssima esteve presente, ativamente, nas duas mais importantes ações do Espírito Santo da na história:

Encarnação: quando as promessas feitas a Abraão e ao povo eleito por meio de Moisés chegaram ao seu cumprimento máximo, lá estava Maria, dando o seu SIM.
Pentecostes: Maria era uma das pessoas que estavam reunidas no cenáculo, em Jerusalém. Sua presença mereceu destaque especial no Atos dos Apóstolos. Quando a Igreja nascia, lá estava a Mãe de Jesus, recebendo a efusão do Espírito Santo. Por isso seria um dia proclamada "Mãe da Igreja".

DA SURPRESA AO SIM GENEROSO


O diálogo de Maria com o anjo na anunciação deixa claro que ela não conhecia os planos de Deus sobre ela mesma.

Embora pega de surpresa, ela livremente disse SIM.

Cada um de nós, assim como Maria outrora, é chamado à salvação, recebe uma vocação e é enviado em benefício de outros.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

MARIA, MÃE DO MESSIAS


" O anjo, então, disse: Ele será grande; será chamado Filho do altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim". Lc 1,32-33

Maria fez a sua parte. Por isso, S. Luis de Montfort dizia que ela é o meio seguro e o caminho reto e imaculado para se ir a Jesus Cristo e encontrá-lo plenamente.

terça-feira, 5 de maio de 2009

ORIGEM DO DIA DAS MÃES

O Dia das Mães também designado de Dia da Mãe teve a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo Estados Unidos e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.
Já no Brasil, é celebrado no segundo domingo de Maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

RELACIONAR-SE COM MARIA


Sozinhos,nunca o encontraríamos.

Por isso Deus foi ao encontro de Maria e nos convida a estabelecer com ela um relacionamento pessoal.

Podemos imitar a atitude de Jesus em relação a ela, comportando-nos como filhos.

Podemos procurar ser como ela: servos à disposição dos planos de Deus.

Podemos procurá-la na Bíblia, honrá-la na liturgia e homenageá-la com práticas piedosas.

Em pouco tempo descobriremos que seu segredo é muito simples:

consiste em procurar a vontade do Pai, em acolher seu Filho Jesus e em deixar-se conduzir pelo Espírito Santo.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

DEUS SURPREENDE MARIA

"Maria muito confusa com estas palavras do anjo e começou a pensar qual seria o significado da saudação" Lc 1,29

Uma humilde e fiel serva

Uma discípula de seu Filho


domingo, 3 de maio de 2009

MARIA CHEIA DE GRAÇA

"O anjo entrou onde Maria estava e disse: Alega-te, cheia de graça! O Senhor está contigo." Lc 1,28

A saudação que o mensageiro de Deus dirigiu a Maria é um apelo à alegria que nasce da certeza da presença de Deus em nosso meio.

Dando Jesus ao mundo, Maria possibilitou-nos ser filhos de Deus.

Rachel Malavolti

sábado, 2 de maio de 2009

4° DOMINGO DA PÁSCOA

"Eu sou o bom pastor" Jo 10,11

Jesus:
  • O Bom Pastor.
  • Dá a sua vida por suas ovelhas (Nós).
  • Conhece as ovelhas e elas o conhece (Chama pelo nome).
  • Em nenhum outro há salvação.
  • Deseja todas as ovelhas, até as que estão afastadas.

Presente de Amor:

  • Ser chamado de filho de Deus.
  • Ser semelhante a ele.
  • Presença permanente de Jesus conosco na Eucaristia.

Missão:

  • Cativar outras ovelhas.
  • Revelar o Bom Pastor.
  • Espírito de unidade (Só um rebanho e um só pastor)
  • Rezar pelas vocações. Neste domingo celebramos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Sacerdotais e Religiosas.

Rachel Malavolti

ANUCIAÇÃO DO ANJO A MARIA

A anunciação nos mostra que Maria deu a seu Senhor um SIM responsável.

Maria é exemplo de vida, pois soube acolher a palavra de Deus e pô-la em prática.

Ela foi a primeira e mais perfeita discípula de Cristo.

Procuremos imitá-la.
Rachel Malavolti

sexta-feira, 1 de maio de 2009

MAIO, MÊS DE MARIA


O povo te chama de Nossa Senhora, por causa de Nosso Senhor.

O povo te chama de mãe e rainha, porque Jesus Cristo é o rei do céu.

E por não te ver como desejaria, te vê com os olhos da fé.

Por isso ele coroa a tua imagem, Maria, por seres a mãe de Jesus, por seres a mãe de Jesus de Nazaré.

Com o seu Sim, Maria colaborou com o filho de Deus que, obediente ao Pai, veio morar entre nós.

Agora, não somos mais escravos,mas filhos e herdeiros de Deus.

Rachel Malavolti