Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A Voz do Pastor...


Caríssimos Irmãos e Irmãs,
Guardando, ainda, no coração, as emoções da grande Celebração Eucarística em que nossa Arquidiocese recebeu de Deus o precioso dom de 05 novos sacerdotes, no passado dia 13 de setembro, iniciamos este mês de outubro aos pés da Santíssima Virgem do Rosário, Estrela das Missões em nossa Igreja Católica, ela mesma missionária por essência.
Num mundo tão profundamente marcado pela arrogante rejeição de Deus, pela proclamação idólatra da Ciência como o ABSOLUTO princípio de tudo o que existe, e com o conseqüente envio da religião para os mais recônditos esconderijos da subjetividade humana, torna-se cada vez mais necessário assumir, com destemor e santa coragem, a tarefa missionária de anunciar o Senhor Jesus e de testemunha-lO por toda a parte.
Esta missão está na raiz do nosso ser e do nosso viver como batizados e incorporados na Igreja, Corpo Místico de Cristo! Esta missão é, também, fonte de alegria e ânimo para nós. O Documento de Aparecida assim nos fala: “Ser cristão não é uma carga, mas um dom: Deus Pai nos abençoou em Jesus Cristo seu Filho, Salvador do mundo.... Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; (...) (...) A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e oprimido pela violência e pelo ódio!” (DA, nn.28,29).
Assumir, portanto, com alegria e perseverança, a missão que o Senhor nos confiou de anunciá-lO em todos os fóruns da humanidade, requer de cada um de nós uma atitude de humildade e de profunda intimidade com o Senhor. E ninguém melhor do que a Santíssima Virgem Maria para nos ensinar este caminho da humildade, da confiança, do abandono que nos disponibiliza sempre mais, como instrumentos nas mãos do Senhor, para a Obra da Evangelização. E é ela quem nos indica, neste mês de outubro, a Via espiritual dos “pequenos” extremamente fecunda e iluminada: a Meditação dos Mistérios do Nascimento, Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus, na oração do Santo Rosário.
Agora acrescidos dos Mistérios da Vida Pública de Jesus, como o determinou o saudoso Papa João Paulo II, estes “terços” vão nos introduzindo, pela simplicidade, pelo despojamento de tanta coisa que nos atrapalha na vida, no imenso oceano do AMOR DO SENHOR. Junto a Ele vamos percebendo o real perfil deste mundo de hoje, com suas sombras, sua violência desagregadora, sua soberba libertina, dimensões que tanto mal causam às pessoas. E vamos descobrindo, também, com imensa alegria, como o Poder vitorioso do Ressuscitado já derrotou definitivamente o Mal,e como este mesmo Poder nos convoca a sermos, na trama da vida cotidiana, fermentos de vida, de luz, de paz, de amor, de salvação que Ele mergulha nesta “massa da Humanidade”, para resgatá-la para o Bem, para Deus nossa alegria e nossa vida.
Todo este dinamismo da mística do “pequeno”, do “humilde”, devemos apresentar corajosamente aos nossos Jovens, como proposta de uma vida diferente, de razões de viver diversas daquelas que o mundo propõe. É o que pretendemos em nossa Arquidiocese na Celebração do Dia Nacional da Juventude - DNJ, no dia 19 deste mês, dentro do contexto da Celebração da Jornada Mundial das Missões.
Que a Virgem do Rosário nos ajude a aprofundar este caminho evangélico, com ousadia, a ousadia do Espírito prestando a tantas pessoas o serviço de ajudá-las a encontrar ou mesmo “reencontrar” Aquele que é a única ESPERANÇA para toda a Humanidade: JESUS CRISTO!

+ D. Fr. Alano Maria Pena OP
Arcebispo Metropolitano de Niterói
Eliana Ribeiro

Nenhum comentário: