Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

EPIFANIA DO SENHOR

A 1a Leitura anuncia a chegada da Luz salvadora do Senhor, que alegrará Jerusalém e que atrairá a ela povos de todo o mundo. (Is 60,1-6) Jesus é a Luz que vence as trevas do pecado e da opressão e que dá ao mundo um rosto mais brilhante de vida e de esperança. Hoje a Igreja é a comunidade dos que aderiram a Jesus e acolheram essa Luz. Em nossas comunidades brilha a luz libertadora de Jesus?

A 2ª Leitura apresenta o projeto salvador de Deus, como uma realidade que vai atingir toda a humanidade juntando JUDEUS e PAGÃOS, numa mesma comunidade de irmãos, a comunidade de Jesus. (Ef 3,2-3a.5-6)

Evangelho apresenta Jesus como a LUZ, que atrai para si todos os povos. (Mt 2,1-12) Os MAGOS, representando todos os povos da terra, vão a Jerusalém, ao encontro de Jesus, o aceitam como "Salvação de Deus" e o adoram. A Salvação, rejeitada pelos habitantes de Jerusalém, torna-se agora uma oferta universal.

A narrativa, exclusiva de S. Mateus, tornou-se muito conhecida e popular. No entanto, não estamos diante de uma reportagem jornalística que faz a cobertura oficial de três chefes de estado a outro país. Estamos diante de uma CATEQUESE sobre Jesus, destinada a apresentar Jesus como Salvador de todos os homens. A Estrela, inventada por Mateus, não é um astro no céu, mas a pessoa de Jesus. Ele é a "Luz" anunciada pelos profetas, que ilumina todos os povos e nações. Os Magos representam todos os homens que vão ao encontro de Jesus e se deixam guiar pela sua mensagem de paz e de amor. Intenção de Mateus era apresentar Jesus como o Messias, o novo Moisés o ungido de Deus, recusado pelos judeus e aceito pelos pagãos que formarão o novo Israel, o novo povo de Deus: a Igreja.

Duas atitudes diferentes vão se repetir ao longo de todo o Evangelho: O Povo de Israel rejeita Jesus, enquanto os "magos" (pagãos) O adoram; Herodes e Jerusalém "ficam perturbados" diante da notícia do nascimento do menino e planeiam a sua morte, enquanto os pagãos sentem uma grande alegria e reconhecem em Jesus o seu salvador. Mateus mostra que Jesus vai ser rejeitado pelo seu Povo; mas vai ser acolhido pelos pagãos, que formarão o novo Povo de Deus.

O Caminho seguido pelos Magos para encontrar Jesus é o caminho a ser seguido por todos nós, em nossa procura de Deus: Estão atentos aos sinais (estrela), percebem que Jesus é a Luz que traz a Salvação, põem-se decididamente a caminho para o encontrar, perguntam aos judeus, que conhecem as Escrituras, o que fazer, encontram Jesus e o adoram como "Senhor".

Os magos aceitaram o convite e não perderam a esperança: nem mesmo na incompreensão dos contemporâneos. Nas dificuldades da longa caminhada, na ignorância e maldade de Herodes. Na indiferença dos sacerdotes, nem estranharam o ambiente rústico do menino, procurado como rei dos judeus.

Se olharmos o mundo e os homens com os olhos da fé tudo será uma manifestação e presença de Deus uma perene Epifania...

Os magos não se apresentam de mãos vazias. Oferecem o que tinham de melhor.

O que podemos oferecer hoje ao menino de Belém? Certamente ele gostaria de ganhar um pouco do nosso tempo, um espaço em nosso coração, a partilha dos nossos dons.

Nenhum comentário: