Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 15 de janeiro de 2012

2° DOMINGO DO TEMPO COMUM

No Evangelho, temos o Encontro dos PRIMEIROS DISCÍPULOS com Jesus. (Jo 1,35-42) O Texto faz parte da semana inaugural no Evangelho de João e apresenta um modelo de chamado e de seguimento de Jesus.

O chamado nasce do testemunho de João Batista, a partir do qual formou-se uma corrente. Ninguém chega a Jesus sozinho. João Batista reconhece o Cristo que "passa" e aponta a dois discípulos, André e Filipe: "Eis o Cordeiro de Deus…" Os Dois Discípulos seguem o Cristo de longe, timidamente. Cristo vai ao encontro deles e começa o Diálogo:

"Que procurais"? - "Mestre, onde moras"? è "Vinde e vede"… Foram e permaneceram com ele todo o dia.

No dia seguinte: André leva o irmão Pedro até Cristo: Felipe chama Natanael: "Encontramos o Cristo".

Só podemos encontrar Jesus, se alguém nos fala dele. O Batista introduziu seus discípulos a Jesus, em seguida os discípulos procuraram outros candidatos.

VOCAÇÃO: Busca e Convite: O Cristão é, antes de tudo, aquele que acolhe o chamado de Deus para seguir Jesus Cristo. Esse seguimento tem um caminho a percorrer.

"O que estais procurando?"

São as primeiras palavras de Jesus no evangelho de João. Nós também estamos à PROCURA de algo e de alguém. Como os discípulos, procuramos saber quem é Jesus. O que estais buscando na vida? Qual a razão principal que nos move?

"Mestre, onde moras?"

A resposta dos discípulos é movida pelo desejo de comunhão. Os discípulos não estão interessados em teorias sobre Jesus. Querem, ao contrário, criar laços de intimidade com ele. "Onde moras?"

"Vinde e Vede"

Para criar intimidade com Jesus, são convidados: "Vinde e vede". É o encontro com Jesus na intimidade, na simplicidade e acolhimento. E o resultado da experiência aparece: "Então eles foram e viram onde Jesus morava. E permaneceram com ele naquele dia".

Discípulo de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-lo aos outros irmãos.

Deus também nos chama e convida para fazer parte da Comunidade de Jesus. Temos a mesma disponibilidade de Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta".

Temos o mesmo ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram? Cristo conta com Você!

Nenhum comentário: