Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 7 de agosto de 2011

19° DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Jesus subiu ao monte, para orar a sós” Mt 14,23 Jesus nos mostra a importância da oração.

“Jesus, porém, logo lhes disse: Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Mt 14,27 Jesus nos anima diante dos desafios do mar da vida. O episódio reflete a fragilidade da fé dos discípulos, quando tiveram de enfrentar as forças adversas, sem a presença de Jesus na barca. Os discípulos seguem a Jesus de forma decidida, mas se deixam abalar quando chegam às perseguições, os sofrimentos, as dificuldades. Então, começam a afundar e a ser submergidos pelo "mar" da morte, da frustração, do desânimo, da desilusão.

“Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: Homem fraco na fé, por que duvidas-te” Mt 14,31 Jesus nos estende a mão todos os dias diante das dificuldades que enfrentamos no dia a dia. E necessário pedir para aumentarmos a nossa fé.

“Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” Mt 14,33 Finalmente, a desconfiança dos discípulos transforma-se em fé firme.

Esse texto é uma CATEQUESE sobre a caminhada da Comunidade de Jesus, enviada à "outra margem", para convidar todos para o banquete do Reino e a oferecer-lhes o alimento com que Deus mata a fome de vida e de felicidade dos seus filhos. A caminhada não é um caminho fácil. A comunidade (o "barco") dos discípulos deve abrir caminho através de um mar de dificuldades, pela hostilidade dos adversários do Reino e pela recusa do mundo em acolher os projetos de Jesus. Os discípulos devem estar conscientes da presença de Jesus. O "fantasma" do MEDO desvanece e as crises de fé são superadas, quando aceitamos a presença de Deus em nossa vida pessoal e comunitária.

Nenhum comentário: