Criada em 27 de agosto de 2004, é formada por 9 capelas. Tem como pároco e diretor espiritual o Padre Fausto Rodrigues dos Santos, que está a frente da paróquia desde sua criação. A paróquia faz parte do Vicariato Lagos da Arquidiocese de Niterói.
Pastoral da Comunicação
- *PASCOM*
- Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!
domingo, 28 de agosto de 2011
22° DOMINGO DO TEMPO COMUM
No Evangelho, Jesus anuncia aos discípulos a sua Paixão e Cruz e avisa que o caminho dos discípulos é semelhante. Pedro não concorda e começa a "repreendê-lo". Jesus rejeita energicamente as insinuações de Pedro e diz: "Afasta-se de mim, Satanás... não pensas as coisas de Deus...” E acrescenta: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua Cruz e me siga”. Mt 16,24-25 Nós temos facilidade em aceitar a Cruz de Jesus, mas temos dificuldade, mesmo com fé, em aceitar a nossa cruz no nosso dia a dia.
Que significa: tome a sua cruz? Suporte tudo o que lhe é penoso, pois é assim que caminhará atrás de Mim. Assim que tiver começado a seguir-Me, adaptando-se à Minha vida e aos Meus mandamentos, encontrará no seu caminho muitas pessoas que o contradirão, que procurarão desviá-lo, que não apenas troçarão dele mas o perseguirão. Essas pessoas não se encontram somente entre os pagãos que estão fora da Igreja; encontram-se até entre os que, vistos do exterior, parecem estar na Igreja.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
domingo, 21 de agosto de 2011
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
20° DOMINGO DO TEMPO COMUM
domingo, 7 de agosto de 2011
19° DOMINGO DO TEMPO COMUM
“Jesus subiu ao monte, para orar a sós” Mt 14,23 Jesus nos mostra a importância da oração.
“Jesus, porém, logo lhes disse: Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Mt 14,27 Jesus nos anima diante dos desafios do mar da vida. O episódio reflete a fragilidade da fé dos discípulos, quando tiveram de enfrentar as forças adversas, sem a presença de Jesus na barca. Os discípulos seguem a Jesus de forma decidida, mas se deixam abalar quando chegam às perseguições, os sofrimentos, as dificuldades. Então, começam a afundar e a ser submergidos pelo "mar" da morte, da frustração, do desânimo, da desilusão.
“Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: Homem fraco na fé, por que duvidas-te” Mt 14,31 Jesus nos estende a mão todos os dias diante das dificuldades que enfrentamos no dia a dia. E necessário pedir para aumentarmos a nossa fé.
“Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” Mt 14,33 Finalmente, a desconfiança dos discípulos transforma-se em fé firme.
Esse texto é uma CATEQUESE sobre a caminhada da Comunidade de Jesus, enviada à "outra margem", para convidar todos para o banquete do Reino e a oferecer-lhes o alimento com que Deus mata a fome de vida e de felicidade dos seus filhos. A caminhada não é um caminho fácil. A comunidade (o "barco") dos discípulos deve abrir caminho através de um mar de dificuldades, pela hostilidade dos adversários do Reino e pela recusa do mundo em acolher os projetos de Jesus. Os discípulos devem estar conscientes da presença de Jesus. O "fantasma" do MEDO desvanece e as crises de fé são superadas, quando aceitamos a presença de Deus em nossa vida pessoal e comunitária.
HOMENAGEM AO DIA DO PADRE
O DISCÍPULO ESTÁ ATENTO A REALIDADE,
a seus desafios e seus apelos. Ele não se refugia num mundo idílico, mas conserva seus pés bem firmes no concreto da vida. Procurando imitar Jesus, o discípulo acolhe os desesperados, ouve os problemas dos angustiados, aproxima-se dos doentes, brinca com as crianças, anima, se faz presente, presente e solidário. Não faz milagres, mas os torna possíveis.
“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29).
www.fatima.com.br
O DISCÍPULO É FIEL
Sua fidelidade é a única resposta possível ao grande amor pelo qual se sente envolvido e no qual apostou sua vida.
Ele é fiel, mas conhece sua própria fraqueza e fragilidade, então pede constantemente a Deus que o ajude a ser fiel, assim como o foi Jesus até a cruz.
“Servo bom e fiel, entra no gozo de teu Senhor” (Mt 25,21).
www.fatima.com.br
O DISCÍPULO DECLARA ABERTA E LIVREMENTE A SUA FÉ EM DEUS.
Não é de se admirar que tantos santos cantassem e rissem enquanto eram martirizados.
“Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, o Filho do Homem também se declarará por ele diante dos anjos de Deus” (Lc 12,8).
www.fatima.com.br
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
O DISCÍPULO É ALEGRE,
porque sua alegria brota de Deus, a quem serve e ama.
Mas, sobretudo, sua alegria vem do conhecimento de ser profundamente amado por Deus que lhe deu a vida e a liberdade como um dom, que o fez único, que o chamou a participar de sua mesa e o constituiu herdeiro de seu Reino.
E a alegria que vem de Deus não passa, mas vai se ampliando, quanto mais espaço damos a Ele em nossa vida, até tornar-se plena e completa.
“Deus ama a quem dá com alegria” (2 Co 9,7).
www.fatima.com.br
O DISCÍPULO É UMA PESSOA DE ORAÇÃO
porque é na oração que se forja a alma, que se enriquece o espírito. A oração é o momento em que Deus abre seus tesouros e os distribui generosamente e nos deixa entrever sua face.
A oração é a hora do face a face, do olho no olho; as palavras pouco importam, porque é o coração que fala a linguagem da intimidade.
“Jesus, tendo despedido as multidões,
subiu ao monte, a fim de orar a sós” (Mt 14,23).
www.fatima.com.br
O DISCÍPULO É ALGUÉM QUE PROCURA INTIMIDADE COM O SENHOR
Busca sempre sua presença, da mesma forma que precisa do ar para viver. A Deus oferece seu dia e a Ele pede luz para todos os seus atos e todas as suas decisões.
Sua vida é como uma oração constante, porque todos suas horas já foram, de antemão, dadas ao Senhor.
“O segredo do Senhor é para aqueles que o temem, fazendo-os conhecer a sua aliança” (Sl 25,14).
www.fatima.com.br
O DISCÍPULO TEM UM ÚNICO DEUS E SENHOR
E nele deposita sua vida e seus sonhos, a Ele credita sua felicidade.
Não tem outros pequenos deuses, como o poder, o dinheiro, o prazer, a própria imagem e orgulho.
A Deus ama acima de tudo e de todos e só Ele é o Senhor de sua vida.
“Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28).
www.fatima.com.br