Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Continuando o Sermão da Montanha, JESUS mostra, mediante dois símbolos, o compromisso no Reino de Deus ser: SAL DA TERRA e LUZ DO MUNDO.


A 1ª Leitura apresenta as condições para ser Luz. Não basta o cumprimento de ritos estéreis e vazios, precisa o compromisso concreto que leva o homem a ser um sinal do amor de Deus no meio do povo. (Is 58,7-10)

A 2ª Leitura avisa que ser "Luz" não é colocar a sua esperança de salvação em esquemas humanos de sabedoria, mas identificar-se com Cristo. (1Cor 2,1-5)

No Evangelho, Jesus exorta os seus discípulos a serem o "Sal da terra e a luz do mundo". (Mt 5,13-16)

Para que serve o Sal? Para dar SABOR à comida e CONSERVAR os alimentos. O que o Sal é para a comida, o cristão deve ser para o seu semelhante: Tornar a Religião apetitosa e agradável. Ser o tempero que dá o gosto pelas coisas de Deus, que dá o sabor à vida, com seu entusiasmo, seu otimismo, sua alegria nascida de Deus, fonte de todo bem. Ser um elemento que preserva o mundo de hoje da corrupção.

Sua PRESENÇA na comida é discreta, mas atua eficazmente. O sal se dissolve completamente nos alimentos e se perde em agradável sabor.(Só se nota quando há de mais ou quando falta). Assim o cristão: Ser sal da terra, humilde, derretido, saboroso, que atua de dentro, que não se nota, mas é indispensável.

O Sal jamais PERDE A QUALIDADE de sal. Os cristãos podem fazer o sal perder seu sabor: tirando o sabor da mensagem de Jesus, das exigências do evangelho. E o que fazer deles? "De nada mais serve senão ser jogado fora..."

E Cristo reforça essa verdade, ilustrando com outra figura: "Vós sois a LUZ DO MUNDO".

O que é a Luz para nós? Sinal de vida, de calor, dinamismo, trabalho. Na Bíblia: a Luz tem um significado muito rico. Na criação: A Luz recorda o 1o ato do Criador. No Êxodo do Egito, a Coluna de fogo guiava o povo para a Terra Prometida. Isaías: O Servo de Javé: "Luz das nações". Jesus: "Eu sou a Luz do Mundo". Luz por excelência é o esplendor do Pai. É a Luz que dá sentido à vida, à dor e à própria morte. E Cristo não quer ser Luz sozinho:Por isso, nos convida a também nós sermos LUZ: Para que serve a Luz? Para mostrar o caminho as belezas presentes na natureza. Sem a luz não as enxergamos. O cristão deve ser uma luz acesa apontando os caminhos da vida, da liberdade, do amor, da fraternidade.

Para iluminar os objetos, não para ser olhada em si mesma nem para ficar escondida. Cristão não a "Luz", mas um "reflexo da Luz", que mostra as coisas bonitas que a ação de Deus realizou em nós."Assim brilhe a vossa luz diante dos homens... para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está no céu". (Mt 5,16) Jesus ensina que os homens devem enxergar "as boas obras" e glorificar o Pai (não a nós).

Ninguém é Luz por si próprio: é ligado a uma FONTE geradora: Como a Lâmpada depende do Gerador, assim nós dependemos do gerador que é Cristo para iluminar. E iluminamos na medida em que estivermos ligados ao Senhor. Essa união se faz pela meditação da palavra de Deus, pela comunhão eucarística e pela oração.

Essa é a nossa Missão: Ser Sal da Terra e Luz do Mundo. SAL que preserva da corrupção e dá gosto das coisas de Deus. LUZ que ilumina e se consome a serviço dos irmãos,iluminando o caminho que leva ao Pai. Se não, seremos INÚTEIS jogados fora. Peçamos a Deus muita LUZ para compreender essa missão e muita FORÇA para sermos de fato: Sal da Terra e Luz do Mundo...

Nenhum comentário: