Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 31 de outubro de 2010

31° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Jesus encontra com Zaqueu, conforme esta narrativa exclusiva do Evangelho de Lucas. Lucas, um bom literato, realça com poucos traços os personagens sobre os quais discorre. Zaqueu é apresentado como figura vivaz e simpática. Ele era chefe dos publicanos e muito rico, o que não o impede de sentir-se atraído por Jesus. Quando Jesus atravessava a cidade, acompanhado pela multidão, Zaqueu queria vê-lo, mas não conseguia porque era baixinho. Então, de maneira ousada e desinibida, corre mais adiante para um lugar onde ele iria passar e, antes que outro chegue, sobe
em uma árvore, para vê-lo. Fica manifesto, assim, o entusiasmo e o interesse de Zaqueu por Jesus. Levantando os olhos, ele o percebe e propõe ficar em sua casa, naquele dia. Como no Judaísmo havia forte discriminação contra os publicanos, as pessoas começaram a murmurar pelo fato de Jesus hospedar-se na casa de Zaqueu. Recebendo Jesus, Zaqueu, prontamente, manifesta sua conversão, declarando-se disposto a restabelecer a justiça, partilhando sua riqueza com os pobres e restituindo a quem tenha defraudado.

Com esta sua narrativa, Lucas faz um contraste entre Zaqueu, um publicano excluído do Judaísmo, que recebe Jesus em sua casa com alegria e contrição, e um chefe fariseu que, anteriormente, havia convidado Jesus para uma refeição, com desconfiança e censuras.

Poderemos fazer que nosso mundo escute essa voz de Alguém que nos chama pelo nosso nome, sem usar-nos nem manipular-nos, sem jogar mais terra em cima de nós, sem sinalizar inutilmente todas as regiões escuras da nossa sociedade e das nossas vidas pessoais, mas simplesmente colocando luz sobre elas? Queira o Senhor visitar também hoje a casa deste mundo e desta humanidade. Será o milagre de voltar a começar para quem acolher Jesus, como Zaqueu.

Jesus vem revelar a misericórdia do Pai que perdoa os pecados e convida todos à conversão (primeira leitura), indiscriminadamente. A obra da fé de quem se converte é a prática do bem, da justiça e da partilha; assim Deus é glorificado (segunda leitura).

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: