Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Mt 9,9-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 9 Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10 Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11 Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12 Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Esta narrativa do chamado quer nos mostrar quem são os escolhidos de Deus. Este chamado escandaliza os fariseus por se tratar de um pecador público, um publicano, isto é, um arrecadador de impostos.

Diante desse fato, os fariseus, que se consideravam perfeitos, ficam escandalizados, Jesus explica: não são os sãos que precisam de médicos, mas sim os pecadores.

O gesto de Jesus de chamar Mateus é extremamente revolucionário. Os rabinos não aceitam entre os próprios discípulos pessoas de mau conceito como pecadores, pobres, leprosos; nem sequer falam com eles. Jesus não aceita essa discriminação.

O seguimento não tem como objeto nenhum status, preparação para o serviço, a doação de si, a disponibilidade em favor do irmão. O chamado exige decisão firme.

Nenhum comentário: