Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Jo 20,24-29)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
 
24 Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27 Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28 Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Os apóstolos estão reunidos. O Ressuscitado aparece no meio deles, na tarde do primeiro dia da semana após a sua Ressurreição. Esse detalhe é importante, pois, desde o início, a comunidade se reúne no domingo, chamado primeiro dia da semana - é o momento do encontro com o Senhor vivo e presente no meio de sua Igreja. É a comunidade reunida, recebendo do Senhor os dons da vida nova: a paz e o Espírito Santo.

A incredulidade inicial de Tomé transforma-se na mais autêntica profissão de fé: Meu Senhor e meu Deus. A experiência da Ressurreição não se faz pela visão, nem pelo contato físico, mas à medida que nos abrimos ao dom de Deus.

A festa do apóstolo Tomé nos leva a entender que a fé é um risco, uma aventura divina. Não se trata de tocar e ver, mas de acolher o mistério.

Nenhum comentário: