Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 6 de novembro de 2011

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Celebramos hoje a festa de TODOS OS SANTOS. O Objetivo dessa festa é homenagear todos os Santos (conhecidos ou não) e apresentar o Ideal da Santidade, como possível hoje e como desejado por Deus: "Esta é a vontade de Deus a vossa Santificação" (1 Tess 4,3)

A 1ª Leitura nos abre uma visão sobre o nosso futuro: A vitória do Cordeiro transformou o caminho de morte em caminho de vida para todos aqueles que o seguem. São numerosos e doravante participam do seu triunfo, numa festa eterna. (Ap 7, 2-4.9-14)

A 2ª Leitura recorda que a vida divina já está presente em nós desde agora. (1Jo 5,1-3)

No Evangelho, Cristo nos aponta o "caminho" da Santidade, com as Bem-aventuranças (Mt 5,1-12a) :

- Os que têm um coração de pobre: despidos da vaidade e ambição.

- Os que choram: são sensíveis à dor dos irmãos.

- Os mansos.

- Os que têm fome e sede de justiça.

- Os misericordiosos.

- Os construtores da paz.

- Os que têm um coração puro.

- Os que são perseguidos por causa da justiça e dos valores do Reino.

Quem são os santos ?

No princípio, a Bíblia reservou esse nome só a Deus: "Só Deus é santo". Jesus Cristo irradia a Santidade de Deus e transmite a Santidade à Igreja, por meio dos Sacramentos. Na Igreja primitiva: Santos são os que participam da Santidade de Deus. Por isso, santos eram todos os cristãos. Hoje, a Igreja nos diz que todos os homens têm uma vocação à santidade: "Os cristãos de qualquer condição e estado são chamados pelo Senhor, cada um por seu caminho, à perfeição da santidade pela qual é perfeito o próprio Pai. Todos os cristãos são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade.” (Concílio Vat. II)

Portanto, SANTOS não são apenas pessoas privilegiadas já mortas, que viveram no passado longe do mundo. Santos não são apenas os que foram declarados santos pela Igreja e são honrados hoje em nossos altares. Santos são também muitos "desconhecidos", que viveram o ideal da santidade e muitas pessoas de hoje que andam no "caminho" de Deus. Santos podemos e devemos ser também nós.

A festa de hoje é um apelo à Santidade, como um dom que o Pai nos concede, com a proposta desafiadora de Jesus: "Sede santos, como o Pai é santo!"

Acolhamos o apelo de Deus à Santidade: A santidade ainda hoje é possível e desejada por Deus.E todos nós somos chamados a ela.

Nenhum comentário: