Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 11 de julho de 2010

15°DOMINGO DO TEMPO COMUM


Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna. Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la. As leituras bíblicas respondem: no amor a Deus e aos outros.


Na 1a leitura, MOISÉS convida o Povo a aderir aos MANDAMENTOS: "Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos". E acrescenta: "Esta lei não está acima de tuas forças... pelo contrário, ela está bem perto de ti, está em tua boca e em teu CORAÇÃO" (Dt 30,10-14) Os Mandamentos de Deus não são uma coleção de prescrições impostas, que tolhem a nossa liberdade e prejudicam a nossa realização pessoal. Pelo contrário, correspondem aos anseios profundos da pessoa humana, são o caminho seguro, que nos conduz à Felicidade eterna desejada. E Deus inscreveu esses preceitos em nosso próprio coração.


A 2ª Leitura mostra Cristo como o centro de toda a criação. (Cl 1,15-20) É um hino cristológico, em que Paulo apresenta Cristo como "imagem do Deus invisível" e o "primogênito de toda a criatura".


No Evangelho, CRISTO aponta o caminho da vida eterna, respondendo a duas perguntas de um Mestre da Lei: (Lc 10,25-37)

"Que devo fazer para alcançar a vida eterna"? Jesus o questiona: "O que diz a Lei?" Ele resume os 613 preceitos em dois: o Amor a Deus e o Amor ao Próximo... (Dt 6,5; Lev 19,18) Jesus concorda: "Respondeste bem... FAZE isto e viverás". E ele insiste com a segunda pergunta: "E quem é o meu próximo?" Na época de Jesus, "próximo" era o membro do Povo de Deus; excluíam os inimigos, os pecadores e os não praticantes. Jesus responde não com uma definição, mas com um exemplo prático com a maravilhosa Parábola do BOM SAMARITANO.

A Parábola nos diz que a "Vida eterna" é encontrada no Amor a Deus, concretizado no Amor ao Próximo. Para ter a vida devemos fazer de quem está perto de nós o nosso próximo. PRÓXIMO é todo irmão, que necessita de nossa ajuda e de nosso amor.

Mais importante do que saber quem é o "próximo", é tornar-se próximo de quem precisa. PRÓXIMO é quem age com misericórdia e compaixão. Cristo foi o verdadeiro Bom Samaritano, que antes de ensinar a Parábola a fez realidade em sua vida acolhendo a todos. E ele nos convida: "Vai e faze tu o mesmo..." Esse gesto é um aspecto fundamental da missão da Igreja.

A Parábola propõe Três PASSOS para realizar o amor misericordioso: Ver, Ter compaixão e Agir. Quem é o nosso Próximo, HOJE? Só os amigos, os familiares? Os que nos ajudam? Gente do nosso grupo? Ainda hoje, há pessoas à beira das estradas, assaltadas pela violência ou opressão precisando de nossa ajuda.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: