Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 28 de setembro de 2008

26° DOMINGO DO TEMPO COMUM

"O Filho responde: Não quero. Mas se arrependeu e foi." (Mt 21,29)
A parábola que Jesus nos conta neste domingo exige uma decisão. Não basta dizer sim ao projeto de Deus que Cristo nos apresenta. Devemos viver em harmonia, procurando a unidade, com humildade e fazendo-se obediente.
Ser solidário, ser amigo, ser irmão ... imagem e semelhança de Deus na terra, eis nossa missão.
(Fl 2,1-11)
Rachel Malavolti

domingo, 21 de setembro de 2008

25° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Só uma coisa importa: buscai o Senhor e convertei-vos. O Senhor nos pede:
"Ide também vós para a minha vinha!"
A aceitação do convite, seja a hora que for, consiste em participar de sua construção do Reino com amor e misericórdia, muito mais que de sua remuneração.
(Is 55,6; Fl 1,27a; Mt 20,4)
Rachel Malavolti

domingo, 14 de setembro de 2008


Exaltação da Santa Cruz


A obediência de Jesus até a morte e morte de cruz e se faz necessário para que Ele seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Todo joelho se dobre no céu, na terra e debaixo da terra, e toda lingua proclame: Jesus Cristo é o Senhor.


(Fl 2,10 e Jo 3,14-15)

Rachel Malavolti
Bíblia
Inspiração Divina

- A Bíblia é inspirada por Deus, sendo assim Deus é o seu autor, mediante a ação do Espírito Santo, os homens receberam essa inspiração Divina.
- A Bíblia por isso ensina com certeza e sem erro a verdade.
- Os escritores foram muitos, porém era Deus quem os inspiravam a escrever exclusivamente o que Ele queria.
- Os homens (nós) ao ler a Bíblia devem interpretá-la no mesmo Espírito Santo.
- O povo Hebreu, ou Israelita, que é o povo descendente de Abraão, (a história desse povo é chamada de história da salvação, pois foi através dele que Deus foi revelando ao mundo o seu plano de salvação, a vinda de seu filho Jesus).

A Divisão da Bíblia
A Bíblia contém 73 livros, sendo que 46 são do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.
- O Antigo Testamento inicia-se com Gênesis e termina com Macabeus. O AT trata a respeito do mundo, do homem, da fidelidade e infidelidade do povo de Israel, da promessa do Salvador.
- O AT é para os cristãos como um documento de fé para conhecer melhor a Deus e tudo aquilo que Ele falou e fez pela humanidade.
- O Novo Testamento inicia-se com o Evangelho de Mateus e termina com Apocalipse. O NT nos apresenta Jesus Cristo na sua vida, nos seus ensinamentos, nos seus milagres, na pregação dos Apóstolos e na vida dos primeiros cristãos. A vinda de Jesus realiza um Testamento Novo, uma Nova Aliança.
- Os livros da Bíblia são divididos em capítulos e versículos.
- Algumas partes do AT foram escritas na Babilônia, onde o povo viveu em cativeiro, 600 anos aC. Outras partes foram escritas no Egito para onde o povo emigrou depois do cativeiro.
- O NT foi escrito na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália, onde havia muitas comunidades, fundada pelo Apóstolo Paulo.
- A Bíblia foi escrita em 3 línguas diferentes: Hebraico, Aramaico e Grego. Sendo que o hebraico sempre foi à língua sagrada.
- A Bíblia foi traduzida para melhor ser compreendida, como o hebraico era muito difícil e não era língua falada pelo povo surgiram às traduções gregas.
- São Jerônimo traduziu a Bíblia para o latim, no 3° séc.dC e está tradução se chama “Vulgata” ou popular. Hoje a Bíblia está traduzida nas principais línguas de todos os povos.
- A Bíblia Protestante possuem 7 livros a menos que a Católica são eles: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, parte do livro de Daniel e Éster.
- A Bíblia Católica traz sempre no pé de cada página notas explicativas para facilitar o entendimento do leitor e a Protestante não possui nenhuma nota explicativa.
- A Bíblia Católica apresenta na primeira página a palavra “imprimatur” (ou “imprima-se” de um Bispo), como garantia absoluta de que se trata da palavra de Deus autentica e sem nenhuma alteração.
Rachel e Edison Malavolti

São Jerônimo

Doutor da igreja, e um dos maiores especialistas em bíblias de sua época.
Ele nasceu em Stridonium perto de Aquiléia, Itália e estudou em Roma. Foi batizado na idade de 18 anos, mas foi criado desde pequeno como cristão. Em 374 foi para a Antiópia e teve uma visão em que Cristo o admoestava dizendo: “Ciceronianus es, non Christianus" "Você é um Cicerone e não um Cristão" uma condenação da preferência de Jerônimo a literatura romana e não aos escritos cristãos. Ele foi então para Chalcis, no deserto da Síria e ficou lá por quatro anos, aprendendo hebreu e os escritos de São Paulo de Tebas. Após sua ordenação ele viveu em Constantinopla, hoje Istambul, estudando sob São Gregório Nazaianzus. Retornando a Roma ele chamou a atenção do Papa Damascus e serviu com secretario papal tornando-se uma figura muito popular até a morte de Damascus. Depois foi para Belém onde ficou lá com Santa Paula, São Eustáquio e outros, pregando na Palestina e no Egito. São Jerônimo devotou a sua via aos propósitos escolares traduzindo Sagradas Escrituras, revisando versões em Latin do Novo testamento principalmente a tradução da bíblia do grego para o Latin chamada "Vulgate”, na qual ficou 15 anos (teria sido uma sugestão do Papa Damascus). De 405 até a sua morte ele continuou a escrever e atacar a heresia Pelagiana. Seus outros trabalhos incluem :
1)"Uma Continuação da Historia Eclesiástica ".
2)"De Viris Illustribus" (uma apresentação dos maiores escritores dos anos anteriores).
3)Um grande número de cartas ; uma tradução de Origines e a tradução e comentários de uma vasta variedade de tratados controvertidos.

Ele morreu em 30 de setembro após longa doença. A sua festa é celebrada em 30 de setembro.
Ele é honrado com sendo um dos primeiros estudiosos do início da Igreja e um gênio que deu uma grande contribuição para a área escolástica bíblica. Padroeiro dos bibliotecários e das secretárias.
Rachel Malavolti

terça-feira, 2 de setembro de 2008

REGRAS DE OURO PARA LER A BÍBLIA

1) Leia-a todos os dias.
Quando tiver vontade e quando não tiver também. É como um remédio, com ou sem vontade tomamos porque é necessário.

2) Tenha uma hora marcada para a leitura. Descobrir o melhor período do dia para você e fazer dele a sua hora com Deus.

3) Marque a duração da leitura. O ideal é que seja de 30 a 40 minutos, no mínimo, por dia.

4) Escolha um bom lugar.
É bom que se leia no mesmo lugar todos os dias. Deve ser um lugar tranqüilo, silencioso que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração. Se, num determinado dia, não se puder fazer o trabalho na hora marcada e no lugar escolhido, não faz mal. Em qualquer lugar e em qualquer hora devemos ler. O importante é que se leia todos os dias.

5) Leia com lápis ou caneta na mão.
Sublinhe na sua Bíblia e anote no seu caderno as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que Deus falou ao seu coração de modo especial. Isto facilita encontrar as passagens quando precisar delas.

6) Faça tudo em espírito de oração.
Quando se lê a Bíblia faz-se um diálogo com Deus; você escuta, você se sensibiliza, você chora. É um encontro entre duas pessoas que se amam.
"Quando oramos falamos a Deus. Quando lemos as Sagradas Escrituras é Deus quem nos fala”.

Rachel Malavolti

Mês da Bíblia

Setembro é o mês da Bíblia trouxe com isso as sete chaves para ler, conhecer e viver a palavra de Deus.
Você tem Sete Chaves que abrem o seu coração para ler a Bíblia de forma libertadora, agradável e correta. Estas chaves são fáceis de encontrar, pois elas estão simbolizadas em seu próprio corpo.
Com as "Sete Chaves" você encontra a Palavra de Deus que está na Bíblia e na vida e entenderá melhor o sentido escondido atrás das palavras.

Veja só:
1) Pés: Bem plantados na realidade.
Para ler bem a Bíblia é preciso ler bem a vida, conhecer a realidade pessoal, familiar e comunitária do país e do mundo. É preciso conhecer também a realidade na qual viveu o Povo da Bíblia. A Bíblia não caiu do céu prontinha. Ela nasceu das lutas, das alegrias, da esperança e da fé de um povo (Ex 3,7).

2) Olhos: Bem abertos.
Um olho deve estar sobre o texto da Bíblia e o outro sobre o texto da vida. O que fala o texto da Bíblia? O que fala o texto da vida? A Palavra de Deus está na Bíblia e está na vida. Precisamos ter olhos para enxergá-la.

3) Ouvidos: Atentos, em alerta. Um ouvido deve escutar o chamado de Deus e o outro escutar o seu irmão.

4) Coração: Livre para amar.
Ler a Bíblia com sentimento, com a emoção que o texto provoca. Só quem ama a Deus e ao próximo pode entender o que Deus fala na Bíblia e na vida. Coração pronto para viver em conversão.

5) Boca: Para anunciar e denunciar. Aquilo que os olhos viram, os ouvidos ouviram e o coração sentiu a palavra de Deus e a vida.

6) Cabeça: Para pensar. Usar a inteligência para meditar, estudar e buscar respostas para nossas dúvidas. Ler a Bíblia e ler também outros livros que nos expliquem a Bíblia.
7) Joelhos: Dobrados em oração. Só com muita fé e oração dá para entender a Bíblia e a vida. Pedir o dom da sabedoria ao Espírito Santo para entender a Bíblia.