Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 14 de setembro de 2008

Bíblia
Inspiração Divina

- A Bíblia é inspirada por Deus, sendo assim Deus é o seu autor, mediante a ação do Espírito Santo, os homens receberam essa inspiração Divina.
- A Bíblia por isso ensina com certeza e sem erro a verdade.
- Os escritores foram muitos, porém era Deus quem os inspiravam a escrever exclusivamente o que Ele queria.
- Os homens (nós) ao ler a Bíblia devem interpretá-la no mesmo Espírito Santo.
- O povo Hebreu, ou Israelita, que é o povo descendente de Abraão, (a história desse povo é chamada de história da salvação, pois foi através dele que Deus foi revelando ao mundo o seu plano de salvação, a vinda de seu filho Jesus).

A Divisão da Bíblia
A Bíblia contém 73 livros, sendo que 46 são do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.
- O Antigo Testamento inicia-se com Gênesis e termina com Macabeus. O AT trata a respeito do mundo, do homem, da fidelidade e infidelidade do povo de Israel, da promessa do Salvador.
- O AT é para os cristãos como um documento de fé para conhecer melhor a Deus e tudo aquilo que Ele falou e fez pela humanidade.
- O Novo Testamento inicia-se com o Evangelho de Mateus e termina com Apocalipse. O NT nos apresenta Jesus Cristo na sua vida, nos seus ensinamentos, nos seus milagres, na pregação dos Apóstolos e na vida dos primeiros cristãos. A vinda de Jesus realiza um Testamento Novo, uma Nova Aliança.
- Os livros da Bíblia são divididos em capítulos e versículos.
- Algumas partes do AT foram escritas na Babilônia, onde o povo viveu em cativeiro, 600 anos aC. Outras partes foram escritas no Egito para onde o povo emigrou depois do cativeiro.
- O NT foi escrito na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália, onde havia muitas comunidades, fundada pelo Apóstolo Paulo.
- A Bíblia foi escrita em 3 línguas diferentes: Hebraico, Aramaico e Grego. Sendo que o hebraico sempre foi à língua sagrada.
- A Bíblia foi traduzida para melhor ser compreendida, como o hebraico era muito difícil e não era língua falada pelo povo surgiram às traduções gregas.
- São Jerônimo traduziu a Bíblia para o latim, no 3° séc.dC e está tradução se chama “Vulgata” ou popular. Hoje a Bíblia está traduzida nas principais línguas de todos os povos.
- A Bíblia Protestante possuem 7 livros a menos que a Católica são eles: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus, parte do livro de Daniel e Éster.
- A Bíblia Católica traz sempre no pé de cada página notas explicativas para facilitar o entendimento do leitor e a Protestante não possui nenhuma nota explicativa.
- A Bíblia Católica apresenta na primeira página a palavra “imprimatur” (ou “imprima-se” de um Bispo), como garantia absoluta de que se trata da palavra de Deus autentica e sem nenhuma alteração.
Rachel e Edison Malavolti

Nenhum comentário: