São Francisco de Sales
Patrono da Imprensa Católica
O Papa Pio XI foi quem declarou São Francisco de Sales, Santo, padroeiro dos jornalistas e escritores Católicos, já que, ele nunca abandonou a arte da escrita. Nascido em Savóia, no ano de 1567, tornou com o socorro de Deus, um exemplo de mansidão.
Formado em Direito e, com todos os requisitos para ser um ótimo advogado, Francisco contrariou os pais ao entrar para o sacerdócio; Ordenado em 1593 ele tornou-se reitor em Genebra, Suíça e foi depois para Chablai onde trouxe 8.000 chauvinistas de volta a Igreja. Porém acertou na vocação, porque assim passou a advogar espiritualmente pelo povo de Deus. Depois de sua ordenação sacerdotal, foi depois de um tempo, ordenado bispo, em 1602, e tornou-se uma figura líder da "Contra-reforma" e ficou famoso pela sua sabedoria e ensinamentos, cuja missão era de lidar com os Católicos convertidos ao calvinismo. Ele também fundou varias escolas e estabilizou a Igreja na região.
Francisco de Sales usou de folhetos e de todos os meios possíveis, para, naquela época, conscientizar o povo sobre a doutrina cristã, isto através de encontros, diálogos, palestras e muito testemunho. Indo para Genebra, acabou nas mãos dos Calvinistas, porém conseguiu ser pastor, sábio e prudente.
Outro grande mérito do santo foi o de ter orientado para a vida espiritual a alma da Santa Joana e São Vicente de Paulo. Com a Santa Joana de Chantal ele fundou a Ordem da Visitação em 1610. Francisco veio a falecer no ano de 1622 em Lyons, na França.
Foi beatificado no ano que faleceu e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Ele foi canonizado em 1653 e declarado Doutor da Igreja em 1877 e o Papa Pio XI o instituiu padroeiro dos jornalistas. Dois dos seus escritos "Introdução a Vida Devota" e o "Tratado do amor de Deus" são considerados clássicos espirituais. Em 1923 foi declarado patrono da imprensa católica. Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário