Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sábado, 29 de novembro de 2008

1°DOMINGO DO ADVENTO

"Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem:" Mc 13,35


Com o início do Advento, entramos hoje nema preparação mais intensa para celebrar o grande acontecimento da fé cristã: o Deus que se fez humano para habitar em nosso meio. O evangelho faz um forte apelo para a vigilância. O convite à vigilância é um alerta a não deixar passar despercebida a presença de Deus na história, que age sempre na discrição e na simplicidade. O importante, hoje, é a responsabilidade que Deus nos confia: fazer acontecer o seu Reino no dia-a-dia de nossa vida pessoal, espiritual, paroquial, comunitária, em todas as nossas relações, sejam elas pessoais ou profisssionais, praticando o bem, promovendo a paz e a justiça.
Rachel Malavolti

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

QUAL O DIA CERTO PARA MONTAR A ÁRVORE DE NATAL?

De acordo com o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a árvore deve começar a ser montada no Primeiro Domingo do Tempo do Advento , quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação.
Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro, o Dia de Reis. “É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o tempo comum para a Igreja”.
Rachel Malavolti

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

As Figuras do Advento

Isaías
Isaías é o profeta que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levava a consolação e a esperança. Na segunda parte do seu livro, dos capítulos 40 - 55 (Livro da Consolação), anuncia a libertação, fala de um novo e glorioso êxodo e da criação de uma nova Jerusalém, reanimando assim os exilados.
As principais passagens deste livro são proclamadas durante o tempo do Advento num anúncio perene de esperança para os homens de todos os tempos. Ele que no capitulo 7 do seu livro já anuncia a vinda do Senhor.

João Batista
É o último dos profetas e segundo o próprio Jesus, "mais que um profeta", "o maior entre os que nasceram de mulher", o mensageiro que veio diante d'Ele a fim de lhe preparar o caminho, anunciando a sua vinda (Lc 7, 26 - 28), pregando aos povos a conversão, pelo conhecimento da salvação e perdão dos pecados (Lc 1, 76s).
A figura de João Batista ao ser o precursor do Senhor e aponta como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento. Por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em especial no segundo e no terceiro domingo.
João Batista é o modelo dos que são consagrados a Deus e que, no mundo de hoje, são chamados a também ser profetas e profetisas do reino, vozes no deserto e caminho que sinaliza para o Senhor, permitindo, na própria vida, o crescimento de Jesus e a diminuição de si mesmo, levando, por sua vez os homens a despertar do torpor do pecado.

José
Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi".
José é justo por causa de sua fé, modelo de fé dos que querem entrar em diálogo e comunhão com Deus.
Rachel Malavolti

ADVENTO

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
Nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a
segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós.
Rachel Malavolti

domingo, 23 de novembro de 2008

JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO



" Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!" Mt 25,40

Neste domingo o sentido é a comunhão com os excluidos e oprimidos é a própria comunhão com Jesus e com Deus.

A Igreja celebra CRISTO REI, não no sentido sociológico de rei, dono de terras e de súditos, mas como Senhor e centro de toda a criação. Por Ele, Nele e para Ele foram criadas todas as coisas. É um rei que serve, que dá a vida, a vida de Deus à humanidade: reino de justiça, de amor e de paz.

Rachel Malavolti

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

33° DOMINGO DO TEMPO COMUM

"Muito bem, servo bom e fiel! Como foste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria" Mt 25,23
Todos recebemos dons que deverão ser generosamente postos em frutificação a serviço da comunidade e da sociedade.
Rachel Malavolti

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DE LATRÃO

"Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!" Jo 2,16


O destaque é a perda do sentido do Templo, em vez de lugar de oração, torno-se um local de comércio e exploração do povo piedoso.
Somos a Igreja de Cristo, caminhamos para um só destino: a vinda do Reino e o encontro com a salvação, que é Jesus, templo redentor.
Rachel Malavolti

terça-feira, 11 de novembro de 2008

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

domingo, 2 de novembro de 2008

Comemoração dos Fiéis Defuntos

"Então Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais."
Jo 11,25-26
A ressurreição de Lázaro nos mostra que quem crê em Jesus terá a vida eterna. Reunidos neste domingo, damos graça a Deus pelo dom da vida. Lembremos dos nossos irmãos falecidos e celebremos a esperança, pois em Cristo a vida não é tirada, mas transformada. A ressurreição sustenta a nossa fé.
Rachel Malavolti