Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 26 de agosto de 2012

21º DOMINGO TEMPO COMUM


 " Simão Pedro respondeu: «A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus»." 
Jo 6,69

Hoje, o Evangelho nos coloca em Cafarnaum, onde Jesus é seguido por muitos que haviam visto seus milagres, em especial o da multiplicação espetacular dos pães. Em termos humanos, Jesus ali corria o risco de sucumbir às glórias humanas; inclusive, queriam coroá-lo rei. Este é um momento chave na catequese de Jesus. É o momento em que Ele começa a expor claramente a dimensão sobrenatural de sua mensagem. E como Jesus é tão bom catequista, sacerdote perfeito, o melhor bispo e papa, deixa a multidão seguir, sente pena, mas Ele é fiel à sua mensagem, a popularidade não o cega.


Um grande sacerdote dizia que, ao longo da história da Igreja, muitas pessoas que pareciam colunas imprescindíveis acabaram caindo: «Abandonaram e não mais andavam com Ele» (Jo 6,66). Você e eu podemos cair, ?passar?, ir, criticar, ?seguir nossos desejos?. Com humildade e confiança, digamos a Jesus que queremos ser fiéis a Ele hoje, amanhã e todos os dias; que nos permita ver o pouco sentido evangélico que há em discutir os ensinamentos de Deus ou da Igreja pelo fato de ?não os entendo?: «A quem iremos, Senhor?» (Jo 6,68). Peçamos mais sentido sobrenatural. Somente em Jesus e na sua Igreja encontramos a Palavra de vida eterna: «Tu tens palavras de vida eterna» (Jo 6,68).
Como Pedro, sabemos que Jesus nos fala uma linguagem que ultrapassa o sentido humano, linguagem que há que sintonizar corretamente para alcançar seu pleno sentido; caso contrário só ouvimos sons incoerentes e desagradáveis; precisamos afinar a sintonia. Como Pedro, também em nossa vida cristã temos momentos nos quais há que renovar e manifestar que estamos em Jesus e que queremos seguir com Ele. Pedro amava a Jesuscrito, por isso permaneceu com Ele; os outros o queriam pelo pão, pelas ?guloseimas?, por razões políticas e o deixam. O segredo da fidelidade é amar, confiar. Peçamos à Virgo fidelis que nos ajude hoje e agora a ser fiéis à nossa Igreja.

domingo, 19 de agosto de 2012

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Lc1,39-56
"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?" Lc 1,42-43

A igreja nos convida hoje a alegrar-nos no Senhor e a uma celebração jubilosa e esperançosa do mistério da Assunção de Maria. Nela é já realizada a salvação plena e definitiva para a qual todos tendemos. Ela foi a primeira redimida, isto é, sem pecado.Olhemos, então, para ela como guia no caminho da destinação celeste. A Assunção de Maria é um  grito de fé onde são possíveis a salvação e a felicidade. A sua glória revela para nós a vitória sobre a morte. O seu canto, lido hoje - o Magnificat - indica a direção e a mudança que a salvação de Deus opera já dentro da história humana, sobretudo em quem confia na sua Palavra.  O triunfo da Mãe de Jesusé um pouco nosso próprio triunfo e o de toda a humanidade.

19° DOMINGO DO TEMPO COMUM

"Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente." Jo 6,51

Jesus é o alimento do Pai enviado a nós. Numa sociedade marcada por tantas falsas promessas de bem-estar e infinitas ofertas de consumo que não alimentam o mais profundo da existência humana, a liturgia nos convida a reassumir o compromisso de nossa fé: nos alimentar da intimidade com Deus, do cultivo da espiritualidade encarnada. Não nos esqueçamos que, por vezes, a própria religião pode cair no erro de oferecer um alimento que não é o Deus de Jesus Cristo. Basta prestarmos atenção em certos discursos religiosos que prometem tudo em nome de Deus.

domingo, 5 de agosto de 2012

18° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Jo 6,24-35
"Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede." Jo 6,35

No tempo de Moisés, Deus entrega ao seu Povo o maná no deserto. Eles não se satisfazem plenamente por não perceberem quão grande sinal do Amor de Deus estava escondido por detrás deste maná. Em Jesus Cristo não há mais entrega de  de maná, mas a entrega total de si mesmo, sendo Ele o próprio Alimento: Eu sou o Pão da Vida, diz Jesus. Quem come deste Pão vive eternamente porque se alimente da Pessoa de Jesus, de sua Vida, de seu Amor que fora transformado em Paixão. Este é o nosso sustento. Somos convidados, portanto, a perceber o que há escondido por detrás de tudo e de todos em nossa vida: tudo é graça e dom de Deus como sinal de seu Amor. E é deste Amor que nos alimentamos e nos satisfazemos de forma plena e permanente.