Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 20 de maio de 2012

ASCENSÃO DO SENHOR

Mc 16,15-20
"Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!" Mc 16,15

Na solenidade da Ascensão do Senhor podemos afirmar que a missão de Jesus continua na missão dos discípulos. A história de Jesus continua na vida da comunidade. A ascensão de Jesus não é sua ausência pelo contrário, podemos senti-lo e encontrá-lo de modos novos. Começa definitivamente a ação e missão da comunidade cristã. Somos responsáveis em continuar a missão de Jesus e seus discípulos. Cabe-nos perguntar se nossa prática e capaz de revelar ao mundo o rosto de Jesus e se a nossa prática pastoral é capaz de trazer mais vida aos marginalizados.

6° DOMINGO DA PÁSCOA

"Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: ama-vos uns aos outros." Jo 15,16-17

Como certa facilidade iniciamos ou terminamos uma relação de amor. A exigência maior durante uma vida inteira.Esta capacidade de permanecer neste amor exigente durante toda uma vida? Jesus diz: Não foste vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi. Existe, portanto, sempre uma antecipação, uma iniciativa de Deus em tudo, até mesmo no nosso ato de amar: é sempre Deus que ama em nós. Amar é sempre iniciativa de Deus. Com isso, só é impossível permanecer no amor ou amar como Ele nos amou quando: buscamos a Ele por primeiro; deixamo-nos ser tomados pelo seu Amor, e, finalmente, deixamos que Ele ame em nós.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

DIA 11 (SEXTA - FEIRA)
- 7:00h ORAÇÃO DAS MIL AVE MARIAS
- 18:00h MISSA SOLENE

DIA 12 (SÁBADO)
- 16:00h PROCISSÃO MOTORIZADA SAINDO SE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
- 18:00h MISSÃO CAMPAL CELEBRADA PELO PÁROCO Pe. FAUSTO E Pe. ÉLCIO
- 19:00h SHOW COM DJ RONALD
- 20:00h LEILÃO DE GADOS
- 21:00h BANDA POPULAR

DIA 13 (DOMINGO)
- 8:00h MISSA SOLENE APÓS PROCISSÃO A PÉ PELAS RUAS DE UNAMAR
- 14:00h SORTEIO DE PRÊMIOS COM 5 BICICLETAS CARTELA R$5,00
- 19:00h MISSA SOLENE CELEBRADA PELO NOSSO ARCEBISPO DOM JOSÉ FRANCISCO
- 21:00h BANDA NOVO CAMINHO
- 22:00h BANDA POPULAR

FESTA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Novena e Missa às 18h – Por todos da segurança pública. 
Gesto concreto:  Copos descartáveis 200ml e guardanapos e papel toalha.

02 de maio: Novena e Missa às 18h – Pelos trabalhadores com benção
de carteira de trabalho.

Gesto concreto:  Latas de leite condensado e açúcar.

03 de maio: Novena e Missa às 18h – Por todos da área da saúde.
Gesto concreto:  Farinha de trigo.

04 de maio: Novena e Missa às 18h – Por todos da área da educação.
Gesto concreto:  Refrigerantes de 2 L.

07de maio: Novena e Missa às 18h – Por todos da área do comércio.
Gesto concreto:  Tigela descartável para caldos e colher descartável.

08 de maio: Novena e Missa às 18h – Por todas as comunidades de Tamoios.
Gesto concreto:  Batata palha e copo descartável.

09 de maio: Novena e Missa às 18h – Por todos os enfermos.
Gesto concreto:  Saquinho plástico para hambúrguer e
cachorro quente.

10 de maio: Novena e Missa às 18h – Por Todos da melhor idade.
Gesto concreto: Açaí, granola e chocolate granulado.

11 de maio: Ás 7h Rosário das Mil Ave-Maria- Novena e Missa às 18h. Por todas as crianças, adolescentes e jovens.
Gesto concreto: Garrafa de água mineral 500ml.

12 de maio: Às 16 h Procissão motorizada – Concentração em São Pedro e São Paulo. Àpós  Missa Campal 18h, celebrada pelo Padre Fausto e Padre Élcio.


13de maio: Às 8h Missa Solene e Procissão pelas ruas de Unamar – Às 19h Missa Solene Presidida pelo nosso Arcebispo Dom José Francisco.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

5° DOMINGO DA PÁSCOA

Jo 15,1-8
"Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais frutos ainda." Jo 15,1-2

A narrativa nos convida a permanecermos unidos à videira verdadeira. A alusão feita por Jesus, da videira e dos ramos, já era bem conhecida no Antigo Testamento. Contudo, a proposta do Novo Testamento é estarmos unidos a Ele, Jesus Ressuscitado, para que possamos produzir frutos bons. Nele nasce a nova vinha, o novo povo de Israel. O cristão não produz obras de amor para ter recompensa depois. A beleza da vinha está nas uvas produzidas não para si, mas para os ouros. É assim que se faz o nosso papel no mundo, unidos a Cristo aprendemos a total doação e entrega como Ele mesmo fez.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dia 2 – Mãe da Igreja,
primeira e mais fiel discípula de Jesus, mostra à Igreja de nossos dias, assim como o fizeste após Pentecostes, como ser comunidade apostólica e  aberta, testemunha corajosa do sacrifício da Cruz e anunciadora da alegria da Páscoa.

Amém!

terça-feira, 1 de maio de 2012



Dia 1º - Mãe de Jesus, 

morada de Deus Salvador,
cuida de nós como sendo teus,             
porque precisamos de uma mãe             
para nos ensinar a caminhar            
nos caminhos do Cristo;            
para nos ensinar a viver            
na intimidade do Pai. 

Amém!

SÃO JOSÉ OPERÁRIO


A Igreja, providencialmente, nesta data civil marcada, muitas vezes, por conflitos e revoltas sociais, cristianizou esta festa, isso na presença de mais de 200 mil pessoas na Praça de São Pedro, as quais gritavam alegremente: "Viva Cristo Trabalhador, vivam os trabalhadores, viva o Papa!" O Papa, em 1955, deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré.

O santíssimo São José, protetor da Igreja Universal, assumiu este compromisso de não deixar que nenhum trabalhador de fé – do campo, indústria, autônomo ou não, mulher ou homem – esqueça-se de que ao seu lado estão Jesus e Maria. A Igreja, nesta festa do trabalho, autorizada pelo Papa Pio XII deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer obras produzidas pelo homem: "Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da eqüitativa repartição de direitos e deveres."

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: "Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa... O Senhor é Cristo" (Col 3,23-24).

São José Operário, rogai por nós!

4° DOMINGO DA PÁSCOA

Jo 10,11-18
"Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas." Jo 10,14-15

Jesus é o pastor "certo". Ele conduz as ovelhas com segurança, dando a vida por elas, pois são partes de seu coração. O caminho pelo qual conduziu as ovelhas foi o do amor até o fim. Ele deu o exemplo. Sua vida certamente não esteve em contradição com sua "pastoral". As ovelhas são os que seguem as voz do pastor. Mas não só os que participam da igreja de modo organizado. A pastoral tem uma dimensão missionária que ultrapassa os integrados e organizados! O que importa é que os agentes pastorais assumam o empenho da própria vida na linha de Jesus e de seu testemunho de amor. Que sejam "bons pastores", amando a Cristo e a seus irmãos de modo radical, dando a vida por elas, e que transmitam a seus irmãos o carinho de Deus.